Estatinas podem reduzir o risco de morte por câncer? Entenda

Um estudo feito com mais de 1 milhão de pacientes encontrou evidências de relação direta entre colesterol alto e risco de morte em quatro tipos de câncer.

bUm estudo feito com mais de 1 milhão de pacientes encontrou evidências de relação direta entre colesterol alto e risco de morte em quatro tipos de câncer. Essa associação pode significar que medicamentos para diminuir o colesterol, como estatinas, podem também reduzir o risco de morte em decorrência da doença.

Entre 2000 e 2013, pesquisadores analisaram mais de 1 milhão de pacientes de um hospital no Reino Unido, com um dos quatro tipos mais comuns de câncer: pulmão, mama, próstata e intestino. O objetivo era determinar se havia uma relação entre níveis elevados de colesterol e o risco de mortalidade.

Excluindo os fatores que influenciam a mortalidade (idade, sexo e etnia), os pesquisadores descobriram que pacientes com câncer diagnosticados com colesterol alto tinham menos risco de morte. Os cientistas especulam que o efeito se deve ao uso de medicamentos para controle de colesterol, como estatinas.

Outros remédios cardiovasculares também podem ter esse efeito, o que explicaria os diferentes níveis de redução de riscos nos quatro tipos de câncer. Por exemplo, câncer de próstata está associada a doenças do coração e esses pacientes costumam tomar inibidores da ECA e beta-bloqueadores.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

500x120-CIRURGIA

Referências: https://www.medicalnewstoday.com/articles/311550.php

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.