Leia mais:
Leia mais:
Estresse e a equipe de enfermagem em centro cirúrgico
Pandemia aumenta casos de ansiedade, depressão e estresse. O que podemos fazer? [Setembro Amarelo]
Suplementação de ômega-3 pode retardar o envelhecimento acelerado relacionado ao estresse 
Como o cérebro reage ao estresse gerado pela pandemia?
Fatores ambientais urbanos podem estar relacionados à saúde mental de crianças?

Estresse e a equipe de enfermagem em centro cirúrgico

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Solicitações simultâneas de realização imediata, alto nível de complexidade assistencial e por vezes sobrecarga de trabalho, fazem do centro cirúrgico um ambiente com uma grande variedade de fatores estressores para a equipe de enfermagem. Dapper (2021) evidencia em seu estudo que o estresse pode ser considerado um problema de dimensões globais com grande incidência nos profissionais de saúde, onde dentre eles, a enfermagem possui o maior índice.

Leia também: Pandemia aumenta casos de ansiedade, depressão e estresse. O que podemos fazer? [Setembro Amarelo]

Quando somamos estes fatores ao fato de que a enfermagem por muitas vezes possui mais de um vínculo empregatício e condições de trabalho a quem do necessário, não é difícil deparar-se com uma equipe desmotivada e com diversos sintomas de estresse ocupacional identificados.

Ramos (2021) destaca que sintomas como ansiedade, distúrbios do sono, exaustão emocional e baixa imunidade são comumente identificados na equipe de enfermagem do centro cirúrgico.

Stress e a equipe de enfermagem em centro cirúrgico

Como mitigar o estresse?

Visto que um ambiente influenciado por estresse pode acarretar em erros por falta e atenção, é de extrema importância que exista um olhar diferenciado sobre o tema na alta gestão das instituições. É necessário considerar a criação de momentos de descompressão podendo contar com o auxílio das práticas integrativas, que são iniciativas de baixo custo, mas com grande valor agregado, para melhorar a qualidade de vida e o enfrentamento do estresse pelos indivíduos.

Montibeler (2018) destaca o uso da aromoterapia e da acupuntura como práticas integrativas de grande resultado para o enfrentamento do estresse ocupacional e sinaliza que esta equipe deve ser constantemente capacitada, pois, além do ambiente propicio a geração de fatores estressores, o estresse também é oriundo de características inerentes ao próprio individuo como, por exemplo, o nível de habilidade técnica e a autoestima/confiança na realização das tarefas.

Caregnato e Lautert (2005) apontam que divergências entre a equipe multiprofissional também podem ser fatores de gatilho para o estresse ocupacional dentro do bloco cirúrgico e para que isso seja minimizado é necessário um alinhamento entre estas diferentes equipes que pode ocorrer através do correto uso do check-list de cirurgia segura.

Saiba mais: Enfermagem: o passo a passo da monitorização da pressão intracraniana

É importante que cada instituição observe sua equipe e, preventivamente, desenvolva ações para melhoria dos processos correlacionados ao cuidado cirúrgico, uma vez que estes também podem ser fatores estressores para equipe como no estudo de Silva, Gomes e Corgozinho (2021) onde os enfermeiros relatam que o gerenciamento da unidade e seus processos, são uma das principais fontes de desgaste emocional.

Para Jacques et al (2015) a equipe de enfermagem atuante neste setor, apesar de possuir fatores intrínsecos e extrínsecos geradores de estresse, também atribui satisfação com seu trabalho quando neste encontram investimento para agregar conhecimento e reconhecimento profissional.

Referências bibliográficas:

  • Dapper AS, et al. Estresse: uma realidade vivenciada pelos colaboradores de enfermagem no centro cirúrgico. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2021;13(4):e6918. DOI: 10.25248/reas.e6918.2021.
  • Ramos CS, et al. Estresse ocupacional presente nas atividades da equipe de enfermagem em centro cirúrgico: Revisão integrativa. Research, Society and Development. [S. l.]. 2021;10(4):e13310413872. DOI: dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13872.
  • Silva TL, Gomes JRAA, Corgozinho MM. Nível de estresse entre profissionais de enfermagem em um centro cirúrgico. Revista SOBECC, São Paulo. 2021;26(2):71-76. DOI: 10.5327/Z1414-4425202100020002.
  • Montibeler J, et al. Efetividade da massagem com aromaterapia no estresse da equipe de enfermagem do centro cirúrgico: estudo-piloto. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online]. 2018;52. DOI: 10.1590/S1980-220X2017038303348.
  • Jacques JPB, et al. Geradores de estresse para os trabalhadores de enfermagem de centro cirúrgico. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina. 2015;36(1):25-32. DOI: 10.5433/1679-0367.2014v35n2p25.
  • Caregnato RCA, Lautert L. O estresse da equipe multiprofissional na Sala de Cirurgia. Revista Brasileira de Enfermagem [online]. 2005;58(5). DOI: 10.1590/S0034-71672005000500009.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.