Estudo da vacina influenza em crianças de 6 a 35 meses é autorizado pela Anvisa

O processo de produção da vacina influenza tetravalente é semelhante ao da trivalente, que está sendo utilizada atualmente pelo PNI.

O início do ensaio clínico Fase III da vacina influenza tetravalente (fragmentada e inativada) QIV-IB, desenvolvida pelo Instituto Butantan, foi autorizado pela Diretoria Colegiada da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O estudo (FLQ-02-IB) visa avaliar a imunogenicidade e a segurança do imunizante em lactentes e crianças de seis a 35 meses (antes de completar três anos de idade).  

Saiba mais: Suspensão de metotrexato pré-vacinação contra influenza: quanto tempo aguardar?

Estudo da vacina influenza tetravalente em crianças de 6 a 35 meses do Butantan é autorizado pela Anvisa

Estudo da vacina influenza tetravalente em crianças de 6 a 35 meses do Butantan é autorizado pela Anvisa

Processo de produção das vacinas 

O processo de produção da vacina tetravalente é semelhante ao da trivalente (fragmentada e inativada) do Instituto Butantan (TIV-IB), que está sendo utilizada atualmente pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI)/Ministério da Saúde (MS).  

Enquanto uma das vacinas trivalentes contém o vírus B (linhagem Yamagata – TIV-Y-IB) e a outra o vírus Influenza B (linhagem Victoria – TIV-V-IB), a vacina tetravalente possui as duas cepas da linhagem B na mesma formulação. 

“Dessa forma, espera-se obter uma vacina influenza tetravalente análoga à trivalente, mas com uma proteção adicional contra uma segunda cepa B, determinada sazonalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A adição da segunda cepa B de influenza (quarta cepa da vacina) ocorreu na transição da vacina influenza sazonal bivalente para a trivalente, após a pandemia de influenza H1N1 em 2009”, explicou a Anvisa.  

Quem pode participar da pesquisa  

Para participar da pesquisa, a criança não pode ter sido imunizada na campanha de vacinação vigente e/ou nos seis meses anteriores à primeira vacinação do estudo. Todos os bebês e crianças participantes serão protegidos contra a gripe, uma vez que todos receberão a vacina – seja a trivalente, atual imunizante do Butantan, ou a tetravalente em avaliação. 

Segundo o Instituto Butantan, 1.412 crianças, incluindo bebês nascidos a termo (37 semanas de gestação) e com peso de nascimento maior ou igual a 2,5 kg, irão fazer parte do estudo em dez centros distribuídos entre os estados de São Paulo, Roraima, Sergipe e Pernambuco. O período de participação será de seis meses após o esquema vacinal completo e 12 meses no tempo total. 

Indivíduos com condições médicas crônicas, imunossuprimidos, com histórico de alergia às proteínas do ovo ou a qualquer um dos componentes da vacina, ou que tenham histórico de reação adversa a qualquer vacina de influenza não poderão participar do estudo clínico.  

“A avaliação do imunizante em crianças pequenas é muito importante por dois motivos: a gripe causa mais hospitalizações e complicações nesse público, como pneumonia; além disso, a criança é um grande transmissor do vírus”, explicou a gestora médica de desenvolvimento clínico do Butantan, Carolina Barbieri. 

Leia também: Autotestes que detectam covid e influenza ao mesmo tempo foram aprovados nos EUA

Sobre a vacina influenza tetravalente 

A vacina tetravalente contra a gripe do Butantan é composta por duas cepas do vírus influenza tipo A (H1N1 e H3N2) e duas cepas tipo B (linhagens Victoria e Yamagata). A pesquisa visa buscar aumentar a efetividade da vacina, uma vez que ela já se mostrou altamente seguro em adultos no estudo anterior. 

Por utilizar o mesmo processo de produção da vacina influenza trivalente, tendo apenas um acréscimo de monovalente da cepa B, a tetravalente pôde entrar direto para a fase 3 de ensaios clínicos, em estudo de não inferioridade – ou seja, o imunizante estudado precisa ser tão efetivo quanto o trivalente ou superior.  

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades