Suspensão de metotrexato pré-vacinação contra influenza: quanto tempo aguardar?

Estudo avaliou se a suspensão do metotrexato por uma semana seria não inferior à suspensão por duas semanas, para resposta vacinal.

Os pacientes com doenças reumáticas imunomediadas possuem um risco aumentado de infecções. Desse modo, a vacinação é um aliado importante do reumatologista na prevenção desse tipo de agravo nesses pacientes. No entanto, devido ao uso de medicamentos imunossupressores, sabemos que a resposta vacinal nesses casos pode ser aquém da desejada.

Já foi demonstrado que o metotrexato (MTX), DMARD de primeira linha para o tratamento da artrite reumatoide (AR), diminui de maneira significativa a resposta vacinal às vacinas antipneumocócia e contra influenza (particularmente contra novas cepas). Além disso, já foi documentada que a suspensão temporária do metotrexato se associa com melhores respostas vacinais contra influenza. No entanto, o tempo ideal de suspensão da medicação ainda não é conhecido: é importante balancearmos a melhora na resposta vacinal e o risco de reativação da doença.

Leia também: Rastreamento e profilaxia de infecções crônicas e oportunistas em reumatologia

Nesse sentido, Park et al. desenvolveram um estudo com o objetivo de avaliar se a suspensão do metotrexato por uma semana seria não inferior à suspensão do metotrexato por duas semanas, no que diz respeito à resposta vacinal.

Suspensão de metotrexato pré-vacinação contra influenza: quanto tempo aguardar?

Métodos

Trata-se de um ensaio clínico de não inferioridade, multicêntrico, prospectivo, randomizado, de grupos paralelos. Foram incluídos pacientes com AR e dose estável de MTX.

Os pacientes incluídos foram randomizados para proporção de 1:1 para suspender o MTX por 1 semana ou 2 semanas após a vacinação contra a influenza. A vacina aplicada foi a quadrivalente do ano de 2021-2022 (cepas: H1N1, H3N2, B/Yamagata, and B/Victoria).

O desfecho primário analisado foi o incremento de ≥ 4 vezes nos títulos de anticorpos contra duas ou mais cepas, quatro semanas após a vacinação (resposta vacinal satisfatória). Os anticorpos foram coletados nas semanas 0, 4 e 16 e avaliados através do ensaio inibidor de hemaglutinação.

Diversos desfechos secundários foram analisados, incluindo soroconversão e soroproteção (títulos ≥ 1:40).

Resultados

Foram incluídos 184 pacientes (92 para cada grupo). Após exclusões, foram incluídos 90 pacientes no grupo de 1 semana e 88 pacientes no grupo de duas semanas na análise por intenção de tratar. Não houve diferença entre os grupos em termos de características basais (incluindo idade e tratamentos). As doses médias de MTX eram baixas (12,6 vs. 12,9 mg/semana, sem diferença entre grupos).

Em termos de eficácia, não houve diferença entre os grupos na proporção de resposta vacinal satisfatória 68,9 vs. 75,0%, p=0,364), taxa de soroproteção

Com relação à reativação de doença, as taxas de reativações em quatro semanas foram superiores no grupo de duas semanas (12,9%), quando comparados com o de uma semana (4,5%, p=0,05). Não foram observados eventos adversos graves.

Saiba mais: Risco de fibrose hepática associado à terapia com metotrexato

Comentários sobre a suspensão de metotrexato

Esse estudo demonstrou a não inferioridade da suspensão do MTX por 1 semana, quando comparado com a suspensão por duas semanas.

O DAS28 médio não variou muito em relação ao baseline e não diferiu entre os grupos. No entanto, os autores relataram que as taxas de reativação da AR na semana 4 após a suspensão do MTX foi maior no grupo de duas semanas de suspensão.

Desse modo, podemos concluir que a suspensão do metotrexato por uma semana após a vacinação da influenza é uma estratégia eficaz e segura. Sendo assim, ela pode ser utilizada na prática clínica, com o objetivo de melhorar o equilíbrio entre a resposta vacinal e o risco de reativação.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Park JK, Lee YJ, Shin K, et al. A Multicenter, Prospective, Randomized, Parallel-Group Trial on the Effects of Temporary Methotrexate Discontinuation for One Week Versus Two Weeks on Seasonal Influenza Vaccination in Patients With Rheumatoid Arthritis. Arthritis Rheumatol. 2023 Feb;75(2):171-177. DOI: 10.1002/art.42318

Especialidades