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Estudo sugere que 4400 passos por dia bastam para reduzir risco cardiovascular

Tempo de leitura: 3 minutos.

Quando se trata de viver mais tempo e melhor, alcançar a meta dos 10 mil passos por dia pode não ser mais necessário. Essa é uma informação gerada de um estudo observacional publicado recentemente no JAMA Internal Medicine.

Ainda de acordo com o novo estudo, as mulheres mais velhas que andaram mais do que os seus companheiros tiveram taxas de mortalidade menores. Elas deram apenas 4400 passos por dia para se exercitar.

Mas, de onde saiu esse número?

Curiosamente, o número tem como origem uma campanha de marketing do Japão dos anos 1960. Na preparação para a Olimpíada de 64, em Tóquio, uma empresa criou um dispositivo voltado aos consumidores preocupados com a saúde. Ele era chamado de Manpo-Kei, que significa “medidor de 10 mil passos”.

O aparelho foi um dos primeiros podômetros, baseado no trabalho do médico Yoshiro Hatano, do Departamento de Saúde e Bem-Estar da Universidade Kyushu.

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Por que isso importa?

A maioria das pessoas, independentemente de sua idade ou nível de condicionamento físico, pode andar em seu próprio ritmo, tornando essa forma de atividade física amplamente acessível.  Mas para muitos idosos, a ideia de dar 10 mil passos todos os dias pode parecer assustadora, podendo desencorajá-los a caminhar mais.

Com tudo isso em mente, o Comitê Consultivo de 2018 sobre atividades físicas solicitou mais pesquisas sobre a relação dose-resposta entre passos diários e uma boa saúde.

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Metodologia

Ao longo de uma semana, 16. 741 mulheres com idade média de 72 anos usaram acelerômetros durante suas horas de vigília. Os pesquisadores coletaram dados ao longo de quatro a sete dias. As mulheres foram divididas em quatro grupos, com base enquanto caminhavam. Os pesquisadores rastrearam quantas mulheres morreram em cada quartil durante uma média de 4,3 anos de acompanhamento.

Resultados

  • As mulheres tomaram uma média de 5499 passos por dia. Foi um pouco mais do que a média dos Estados Unidos, medida por smartphones, de 4800 passos. Durante o seguimento, 504 mulheres morreram;
  • Mulheres com média de, aproximadamente, 4400 passos diários tiveram taxas de mortalidade menores do que aquelas que tomaram cerca de 2700 passos por dia;
  • Houve uma resposta à dose, particularmente no extremo inferior ou inativo do espectro;
  • Houve declínios adicionais na mortalidade entre as mulheres que andaram mais. Mas apenas até cerca de 7.500 passos diários. Além desses, as taxas de mortalidade se estabilizaram;
  • Andar mais rápido ou mais devagar não pareceu afetar as taxas de mortalidade quando o número de passos foi calculado.

Uma advertência

Este tipo de estudo não pode provar definitivamente que andar mais ajuda as pessoas a viver mais. É possível que as mulheres que estavam doentes no estudo tenham reduzido os seus passos, por exemplo. 

No entanto, os pesquisadores controlaram muitos fatores que poderiam ter influenciado os resultados. Incluindo o estado de saúde, a idade, a dieta e o estilo de vida. 

Também foram analisados novamente os dados, com resultados semelhantes, após a exclusão de mulheres que podem não estar em boa saúde com base em fatores como diabetes, câncer ou baixo peso.

O que os pesquisadores dizem?

Os resultados provavelmente se aplicam a todos os indivíduos que não são muito ativos, incluindo homens e mulheres mais jovens. Essa informação veio do principal autor do estudo, I-Min Lee, MD, ScD, do Hospital Brigham and Women e Harvard Medical School, em Boston.

“Dê mais passos, até mesmo um número modesto de etapas está associado a uma mortalidade mais baixa. Todas as etapas contam, não apenas as tomadas durante o exercício”, disse I-Min Lee.

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Um comentário

  1. Avatar
    Antonio Alberto de Souza Leão

    Ótima matéria. Caminhar 4400 passos é uma meta plausível

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