A cada 8 horas sentado é necessário 1 hora de exercício físico

O sedentarismo pode atingir a todas as pessoas, de todas as categorias. E a classe dos profissionais de saúde não está imune aos seus efeitos negativos.

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O sedentarismo pode atingir a todas as pessoas, de todas as categorias. E a classe dos profissionais de saúde não está imune aos efeitos negativos do sedentarismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% da população mundial não pratica a quantidade de atividade física necessária. E isso pode levar a sérios problemas de saúde, como obesidade, desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes. Uma das maneiras de evitar essas doenças é praticando exercícios físicos.

A recomendação da OMS estabelece um mínimo de 150 minutos semanais de atividade física aeróbica, de intensidade moderada, ou 75 minutos de exercício vigoroso. Mas mesmo esse tempo pode ser não ser o suficiente. Pelo menos essa é a conclusão de um novo estudo realizado por especialistas da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, publicado na revista American Journal of Epidemiology. O trabalho conclui que o tempo mínimo de atividade física necessário para compensar um dia inteiro sentados é de 30 minutos diários.

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Atividade física e sedentarismo

Depois de avaliar 8 mil adultos de 45 anos ou mais, os pesquisadores observaram que, se levantarmos da cadeira por meia hora e usarmos esse tempo para fazer exercícios de baixa intensidade, os riscos de problemas de saúde seriam reduzidos em 17%. E se a atividade física for moderada ou vigorosa, os benefícios são ainda maiores: a redução pode chegar a 35%. Por outro lado, quanto mais tempo passamos sentados, maior é o risco de morte, segundo estudos anteriores realizados pela mesma equipe.

“Se você tem um emprego ou um estilo de vida que requer ficar muitas horas sentado, pode reduzir o risco de morrer cedo simplesmente movimentando-se com mais frequência, pelo tempo que quiser e que sua capacidade permita. Ou seja, valem tanto uma aula de spinning de alta intensidade quanto atividades de menor intensidade, como caminhar”, diz Keith Diaz, professor associado da Universidade Columbia e autor da pesquisa.

O estudo não esclarece se a meia hora tem que ser contínua ou pode ser dividida ao longo do dia, mas outros estudos conduzidos por especialistas da Universidade McMaster, no Canadá, sugerem que é possível fazer várias atividades curtas ao longo do dia.

Metodologia

Para a sua primeira pesquisa, foi avaliado um grupo de mulheres sedentárias que recebeu a recomendação de fazer séries de 20 segundos subindo escadas, descansando vários minutos antes de voltar a fazer o exercício. Cada sessão durava um total de 10 minutos. Após seis semanas, a capacidade física das mulheres estudadas melhorou em 12%.

Na segunda pesquisa, os especialistas estudaram um grupo de universitários com estilos de vida sedentários. Nessa ocasião, pediram que realizassem rotinas que incluíssem exercícios como polichinelo, agachamentos, estocadas e subir 60 degraus (cerca de três andares) o mais rápido que pudessem. Os participantes tinham que realizar essa rotina curta de exercício três vezes ao dia. Depois de seis semanas, haviam melhorado seu condicionamento físico em 5%.

Esses estudos indicam que dividir a atividade física também é uma opção para aqueles que não conseguem encaixar meia hora seguida de exercícios em suas agendas.

Conclusão

Podemos perceber que cultivar um estilo de vida mais ativo não requer um programa de exercícios vigorosos e padronizados. Ao contrário, pequenas alterações na rotina diária que aumentam a atividade física diária permitem que os indivíduos reduzam os riscos de doenças crônicas e podem contribuir para melhorar a qualidade de vida.

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Referências:

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