Página Principal > Pediatria > Estudo sugere que pais devem colocar os filhos para dormirem sozinhos entre 4 e 9 meses de idade
bebe dentro do berço

Estudo sugere que pais devem colocar os filhos para dormirem sozinhos entre 4 e 9 meses de idade

Tempo de leitura: 2 minutos.

A American Academy of Pediatrics recomenda que os pais durmam no mesmo quarto dos filhos até que eles completem 1 ano de idade. Em novo artigo publicado na Pediatrics, pesquisadores avaliaram a associação entre compartilhar o mesmo quarto e os desfechos no sono do bebê.

Para o estudo, pesquisadores analisaram as respostas das mães em um questionário sobre sono infantil aos 4, 9, 12 e 30 meses, do Intervention Nurses Start Infants Growing on Healthy Trajectories Study, um ensaio clínico de prevenção da obesidade.

A duração do sono relatada e os comportamentos durante a noite, ajustados para o grupo de intervenção, foram comparados e separados em três grupos:

1) lactentes que dormiam separados dos pais precocemente (quarto próprio < 4 meses)
2) lactentes que dormiam separados dos pais posteriormente (quarto próprio entre 4 e 9 meses)
3) lactentes que ainda compartilhavam o quarto com os pais aos 9 meses

Veja também: ‘Berço seguro: o que podemos fazer para garantir a adesão às diretrizes?’

Aos 4 meses, a duração do sono durante a noite foi semelhante entre todos os grupos, mas em comparação com grupo 3 (compartilhavam o mesmo quarto), os bebês que dormiam sozinhos apresentaram melhor consolidação do sono (46 minutos a mais de sono; p = 0,02).

Aos 9 meses, lactentes do grupo 1 (separados dos pais precocemente) dormiam 40 minutos a mais por noite do que os do 3, e 26 minutos a mais do que os do grupo 2 (separados dos pais posteriormente; p = 0,008).

A maior diferença no tempo de sono no grupo 1 foi de 100 e 45 minutos a mais do que os grupos 2 e 3, respectivamente (p = 0,01). Aos 30 meses, os lactentes do grupo 2 dormiam >45 minutos a mais por noite do que os do 3 (p = 0,004).

Os participantes que compartilhavam o quarto apresentaram 4 vezes mais chance de mudar para a cama dos pais durante a noite, tanto aos 4 como aos 9 meses (p <0,01).

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que colocar os filhos para dormir no mesmo quarto entre 4 e 9 meses de idade está associado a menor duração do sono (a curto e longo prazo), redução da consolidação do sono, e práticas inseguras que já são relacionadas à morte súbita do lactente.

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

  • Mother-Infant Room-Sharing and Sleep Outcomes in the INSIGHT Study. Ian M. Paul, Emily E. Hohman, Eric Loken, Jennifer S. Savage, Stephanie Anzman-Frasca, Patricia Carper, Michele E. Marini, Leann L. Birch. Pediatrics Jul 2017, 140 (1) e20170122; DOI: 10.1542/peds.2017-0122

2 Comentários

  1. Se o mestre do universo, o santo “p-valor” está dizendo, então não tem como argumentar contra. Lamentável…

    • Ana Carolina Pomodoro

      Olá, Davi. Sou Ana Carolina, médica e colunista da Pebmed. Vamos lembrar que há pouco a mesma Academia fez uma publicação um pouco diferente sobre esse assunto. É preciso ser crítico e avaliar bem cada estudo e seus métodos para que consigamos utilizar adequadamente as informações transmitidas. Nosso papel como portal é trazer tudo de mais atual que ocorre no meio médico, mas não necessariamente concordar com cada ponto. Trazemos os temas para que também haja discussão a respeito, a fim de melhorarmos nosso raciocínio clínico. Continue acompanhando e participando do nosso portal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.