Oncologia

Exercícios pré-operatórios ajudam a recuperação de cirurgias de câncer de pulmão

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Para investigar a eficácia de exercícios pré-operatórios na recuperação de pacientes submetidos à cirurgia oncológica, pesquisadores britânicos realizaram uma revisão sistemática e meta-análise. Os resultados foram publicados em março no British Medical Journal.

Através de pesquisas nas bases do MEDLINE, Embase e PEDro, os autores do estudo selecionaram ensaios investigando a eficácia do exercício pré-operatório para qualquer paciente oncológico submetido à cirurgia. Os desfechos incluíram complicações pós-operatórias, tempo de internação hospitalar e qualidade de vida.

Foram incluídos 17 ensaios, envolvendo 806 participantes e seis tipos de tumor. A maioria incluiu exercícios de treinamento muscular aeróbico e respiratório por 1 a 2 semanas antes da cirurgia, com uma frequência que variou de três vezes por semana a três sessões por dia. Estudos com mais sessões mostraram um benefício maior.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

RESULTADOS

Evidências de qualidade moderada indicaram que o exercício pré-operatório reduziu significativamente as taxas de complicações pós-operatórias (RR 0,52, IC de 95%: 0,36 a 0,74) e o tempo de internação (-2,86 dias, IC de 95%: -5,40 a -0,33) em pacientes submetidos à ressecção pulmonar, comparado com o grupo controle.

Para pacientes com câncer de esôfago, o exercício pré-operatório não se mostrou eficaz na redução do tempo de internação hospitalar (2,00 dias, IC de 95%: -2,35 a 6,35). O exercício pré-operatório melhorou a qualidade de vida pós-operatória em pacientes com câncer de próstata ou de boca.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o exercício pré-operatório foi eficaz na redução das complicações pós-operatórias e no tempo de internação hospitalar em pacientes com câncer de pulmão.

Entenda a relação entre prevenção de trombose e pacientes com câncer de pulmão

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Steffens D et al. Preoperative exercise halves the postoperative complication rate in patients with lung cancer: A systematic review of the effect of exercise on complications, length of stay and quality of life in patients with cancer. Br J Sports Med 2018 Feb 1 || https://doi.org/10.1136/bjsports-2017-098032
Compartilhar
Publicado por
Vanessa Thees

Posts recentes

PAF: tratamento, modalidades terapêuticas e eficácia

Neste terceiro e último episódio sobre PAF, Polineuroparia Amiloidótica Familiar falaremos sobre tratamentos e modalidades…

52 minutos atrás

Whitebook – Doença da Arranhadura do Gato (DAG)

A DAG é desenvolvida pelo contato da pele humana com as unhas ou a língua…

2 dias atrás

Vaginose bacteriana: como identificar e abordar essa condição?

A vaginose bacteriana (VB) é a causa mais comum de corrimento vaginal em mulheres na…

3 dias atrás

Mais de 30 conteúdos novos no Whitebook; confira

Esta semana, o Whitebook ganhou 33 conteúdos novos. Além disso, 170 foram atualizados. Veja os…

3 dias atrás

Explorando emoções e percepções do paciente

Na terceira publicação da série Comunicação Médica, abordamos a importância da valorização das emoções na…

3 dias atrás

Informe-se sobre o piso salarial da enfermagem

A lei 14.434 institui o piso salarial de enfermagem, para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares…

3 dias atrás