Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Para investigar a eficácia de exercícios pré-operatórios na recuperação de pacientes submetidos à cirurgia oncológica, pesquisadores britânicos realizaram uma revisão sistemática e meta-análise. Os resultados foram publicados em março no British Medical Journal.
Através de pesquisas nas bases do MEDLINE, Embase e PEDro, os autores do estudo selecionaram ensaios investigando a eficácia do exercício pré-operatório para qualquer paciente oncológico submetido à cirurgia. Os desfechos incluíram complicações pós-operatórias, tempo de internação hospitalar e qualidade de vida.
Foram incluídos 17 ensaios, envolvendo 806 participantes e seis tipos de tumor. A maioria incluiu exercícios de treinamento muscular aeróbico e respiratório por 1 a 2 semanas antes da cirurgia, com uma frequência que variou de três vezes por semana a três sessões por dia. Estudos com mais sessões mostraram um benefício maior.
Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.
RESULTADOS
Evidências de qualidade moderada indicaram que o exercício pré-operatório reduziu significativamente as taxas de complicações pós-operatórias (RR 0,52, IC de 95%: 0,36 a 0,74) e o tempo de internação (-2,86 dias, IC de 95%: -5,40 a -0,33) em pacientes submetidos à ressecção pulmonar, comparado com o grupo controle.
Para pacientes com câncer de esôfago, o exercício pré-operatório não se mostrou eficaz na redução do tempo de internação hospitalar (2,00 dias, IC de 95%: -2,35 a 6,35). O exercício pré-operatório melhorou a qualidade de vida pós-operatória em pacientes com câncer de próstata ou de boca.
Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o exercício pré-operatório foi eficaz na redução das complicações pós-operatórias e no tempo de internação hospitalar em pacientes com câncer de pulmão.
Entenda a relação entre prevenção de trombose e pacientes com câncer de pulmão
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências:
Neste terceiro e último episódio sobre PAF, Polineuroparia Amiloidótica Familiar falaremos sobre tratamentos e modalidades…
A DAG é desenvolvida pelo contato da pele humana com as unhas ou a língua…
A vaginose bacteriana (VB) é a causa mais comum de corrimento vaginal em mulheres na…
Esta semana, o Whitebook ganhou 33 conteúdos novos. Além disso, 170 foram atualizados. Veja os…
Na terceira publicação da série Comunicação Médica, abordamos a importância da valorização das emoções na…
A lei 14.434 institui o piso salarial de enfermagem, para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares…