Exposição materna a inseticidas está associada a autismo no filho

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio complexo do neurodesenvolvimento com uma etiologia amplamente desconhecida. Em novo artigo do American Journal Of Psychiatry, pesquisadores investigaram se níveis elevados de inseticida diclorodifeniltricloroetano (DDT) em gestantes estão associados ao risco de autismo na prole.

A investigação foi feita a partir do Finnish Prenatal Study of Autism, um estudo de coorte nacional de nascimento. No total, 778 crianças com autismo nascidas entre 1987 e 2005 e um grupo de controle correspondente foram selecionados. Amostras maternas do início da gravidez foram analisadas quanto aos níveis de DDE (p,p’-diclorodifenildicloroetileno), um metabolito do DDT.

LEIA MAIS: Autismo – 5 fatos sobre a evolução dos casos nos últimos anos

inseticidas

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Inseticida DDT e autismo

As chances de autismo entre os filhos foram significativamente maiores com os níveis maternos de p,p-DDE no 75º percentil mais alto, com ajuste para idade, paridade e história de transtornos psiquiátricos (odds ratio = 1,32; IC 95%: 1,02 a 1,71). As chances de autismo com deficiência intelectual foram duas vezes maiores com os níveis maternos de p,p′-DDE acima desse limiar (odds ratio = 2,21, IC 95%: 1,32 a 3,69).

Com base nos achados, os pesquisadores concluíram que a exposição materna a inseticidas está associada ao autismo entre os filhos. Essa é a primeira evidência baseada em biomarcadores.

Uso de DDT

O DDT e outros poluentes orgânicos foram proibidos em muitos países, mas persistem na cadeia alimentar, levando à exposição contínua entre as populações. No Brasil, o pesticida foi usado em larga escala para combater pragas, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, até a década de 90, quando foi proibido.

LEIA MAIS: Pesticidas comuns podem acelerar a puberdade?

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar