Exposição perinatal a ftalatos pode diminuir funções motoras em crianças?

Ftalatos atravessam a barreira placentária e estão associados a menor idade gestacional, menor desenvolvimento reprodutivo masculino e déficits funcionais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Os ftalatos são um grupo de produtos químicos de alta produção que são usados como plastificantes e intensificadores de odor. Esses compostos são detectados em recipientes para alimentos, brinquedos de plástico, utensílios domésticos e cosméticos. Como os ftalatos são apenas fracamente ligados aos plásticos, eles são liberados no meio ambiente e absorvidos principalmente por alimentos contaminados, ar inalado e pela epiderme.

Além disso, os ftalatos atravessam a barreira placentária e estão associados a menor idade gestacional, menor desenvolvimento reprodutivo masculino e déficits na função cognitiva e nos resultados comportamentais. Acredita-se que esses elementos atrapalham a função endócrina e, possivelmente, interferem no desenvolvimento cerebral intraútero.

Um grupo de pesquisadores do Columbia Center for Children’s Environmental Health (CCCEH) já havia relatado associações específicas de sexo à função motora considerando os ftalatos isoladamente. Como a exposição aos ftalatos geralmente ocorre como misturas, os cientistas, em novo estudo, avaliaram as associações entre uma mistura de ftalatos e a função motora e observaram uma ligação entre a exposição pré-natal aos ftalatos e déficits na função motora em meninas aos 11 anos de idade.

O estudo, intitulado Perinatal phthalates exposure decreases fine-motor functions in 11-year-old girls: Results from weighted Quantile sum regression, foi conduzido por Daniel e colaboradores e publicado recentemente na revista Environment International.

médica examinando bebê que teve exposição perinatal a ftalatos

Exposição perinatal a ftalatos

Os dados provêm de um estudo de coorte prospectivo de mães e filhos que participaram da coorte de nascimentos do CCCEH. Sete metabólitos do ftalato foram medidos em spot urinário materno obtido durante o terceiro trimestre e a função motora foi avaliada usando a forma abreviada do Teste de Proficiência Motora Bruininks-Oseretsky, 2ª edição (Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency – BOT-2) aos 11 anos de idade.

Os pesquisadores utilizaram modelos de regressão da soma ponderada do quartil (Weighted Quartile Sum – WQS) para examinar o efeito dos metabólitos do ftalato em meninos e meninas separadamente. Os modelos foram ajustados para idade infantil em meses, índice de massa corpórea (IMC) infantil, raça materna (afro-americana x dominicana), consumo pré-natal de álcool, escore de desmoralização materna, escore Home Observation for Measurement of the Environment (HOME) e densidade urinária.

Mais da autora: Distúrbios cognitivos em bebês extremamente prematuros persistem mesmo após anos do nascimento

Em uma análise secundária, os pesquisadores aplicaram modelos de regressão linear para examinar a associação entre a soma das concentrações molares dos metabólitos ftalatos de di-(2-etil-hexilo) (di-2-ethylhexyl phthalates – DEHP) e não DEHP e os resultados das funções motoras grossas e finas.

Para esta análise, 209 pares mãe-filho foram elegíveis. Foi observada uma diminuição significativa nas funções motoras finas entre as meninas, mas não entre os meninos, após a exposição a altos níveis da soma ponderada do quartil de sete metabólitos de ftalato [estimativa do coeficiente ajustado por covariáveis ​​B = -2,7, intervalo de confiança de 95% (IC) – 4,64 a -0,75, p = 0,01 para meninas (n = 116) e B = -1,63, IC 95% -3,94 a 0,69, p = 0,16 para meninos (n = 93)].

Os metabólitos de ftalato mais pesados, associados a funções motoras finas entre as mulheres, foram o ftalato de monobutilo (mono-butyl phthalate – MBP), ftalato de mono-benzilo (mono-benzyl phthalate – MBzP) e ftalato de mono-isobutil (mono-isobutyl phthalate – MiBP), todos os ftalatos não-DEHP. Os pesquisadores não encontradas associações significativas entre a soma ponderada do quartil de sete metabólitos do ftalato e as funções motoras grossas aos 11 anos de idade no sexo masculino (B = -0,81, IC 95% – 1,17 a 1,96, p = 0,23).

Com a soma molar de quatro ftalatos não DEHP como principal preditor de modelos de regressão linear, os cientistas observaram uma diminuição significativa nas funções motoras grossas e finas entre as mulheres expostas a ftalatos não-DEHP no período pré-natal (B = −0,98, IC95% −1,98 a 0,03, p = 0,05 e B = -0,85, IC 95% -1,49 a -0,20, p = 0,01, respectivamente).

cadastro portal

Conclusões

Nesta coorte prospectiva de gestações, Daniel e colaboradores (2020) concluíram que a exposição pré-natal ao ftalato não DEHP foi associada à diminuição das funções motoras finas em meninas de 11 anos de idade. Os pesquisadores não encontraram associações para funções motoras finas para meninos ou para funções motoras grossas entre meninos e meninas.

Leia também: Terapias atuais para neuroproteção no cérebro prematuro

Para Pam Factor-Litvak, professor do Departamento de Epidemiologia da Columbia Mailman School of Public Health e um dos autores do estudo, existe uma crescente conscientização sobre o problema dos plásticos, que são destrutivos para a vida animal e para os ecossistemas. Segundo ele, esse estudo mostrou existirem novas evidências de que os ftalatos são prejudiciais à saúde das crianças.

Meninas com déficits nas habilidades motoras finas podem ter dificuldades com os trabalhos escolares, principalmente relacionados a problemas de escrita e uso de dispositivos eletrônicos, além de problemas com a coordenação olho-mão.

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão