Extrato criado por brasileiros é esperança no combate às arboviroses

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Pesquisadores do Instituto de Física (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos criaram um extrato a partir do açafrão da terra (cúrcuma) que mata em três horas a larva do mosquito Aedes aegypti. A descoberta surge como uma futura opção para o combate às arboviroses, como a dengue, cujos casos crescem 339% no Brasil em 2019.

Os curcuminoides atuam como inseticidas fotoativáveis, acumulando-se principalmente no canal alimentar de larvas de aegypti. O tempo de fotodegradação de curcuminoides é longo o suficiente para matar as larvas. O extrato tem aplicação simples e consiste na mistura do pó com um pouco de água e distribuição nos locais que podem servir de criadouro do mosquito, como pratos de plantas e recipientes abandonados. Os testes foram feitos em quintais de seis casas de São Carlos por três meses.

Leia maisDengue avança no país com 229 mil casos registrados neste ano

A pesquisa teve financiamento do Ministério da Saúde, que aguarda a sua finalização para avaliar a possibilidade de liberar a substância para o controle da dengue. A maior pendência, neste momento, é a avaliação da Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa). Os próximos passos, serão no sentido de conseguir a produção em larga escada do produto, em convênio com empresas, para combater as arboviroses.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar