Leia mais:
Leia mais:
Ministério da Saúde lança campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti
Quiz: paciente com dor no corpo, dor retro orbital e febre. Qual a conduta de enfermagem? 
Mosquitos infectados com wolbachia podem ajudar no controle da dengue?
Infecção prévia por zika pode estar relacionada ao risco de dengue grave?
Casos de dengue nas Américas chegam a 1,6 milhão este ano, alerta OPAS

Extrato criado por brasileiros é esperança no combate às arboviroses

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Pesquisadores do Instituto de Física (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos criaram um extrato a partir do açafrão da terra (cúrcuma) que mata em três horas a larva do mosquito Aedes aegypti. A descoberta surge como uma futura opção para o combate às arboviroses, como a dengue, cujos casos crescem 339% no Brasil em 2019.

Os curcuminoides atuam como inseticidas fotoativáveis, acumulando-se principalmente no canal alimentar de larvas de aegypti. O tempo de fotodegradação de curcuminoides é longo o suficiente para matar as larvas. O extrato tem aplicação simples e consiste na mistura do pó com um pouco de água e distribuição nos locais que podem servir de criadouro do mosquito, como pratos de plantas e recipientes abandonados. Os testes foram feitos em quintais de seis casas de São Carlos por três meses.

Leia maisDengue avança no país com 229 mil casos registrados neste ano

A pesquisa teve financiamento do Ministério da Saúde, que aguarda a sua finalização para avaliar a possibilidade de liberar a substância para o controle da dengue. A maior pendência, neste momento, é a avaliação da Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa). Os próximos passos, serão no sentido de conseguir a produção em larga escada do produto, em convênio com empresas, para combater as arboviroses.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.