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Fascite plantar: o que é e como manejar

Tempo de leitura: 2 minutos.

Terror de muitos corredores, a fascite plantar é uma inflamação que ocorre na planta do pé, mais comum no calcanhar, sendo a dor pior no início da manhã e após os treinos. Pode demorar meses para melhorar, principalmente quando neglicenciada ou sua causa não é tratada.

O que é?

A fáscia plantar é um tecido que vai do calcanhar até os dedos dos pés e funciona como uma mola toda vez que tocamos o solo. Quando excedemos sua capacidade de resistência, ela sofre microrupturas e lesiona. Com o passar do tempo, sem tratamento, ocorre a calcificação de sua origem no calcanhar, formando o famoso esporão. Tal calcificação deixa o tecido mais rígido e menos elástico, predispondo a novas crises da dor.

Fascite plantar tem cura?

Sim! O grande problema é que muitas vezes os fatores de risco que levam à sobrecarga da planta do pé não são controlados, levando à cronificação do quadro. Anti-inflamatórios costumam controlar parcialmente o quadro, com a dor retornando após a fase inicial. O mais importante é encontrar “qual ou quais fatores” ocasionaram o problema.

E quais as principais causas?

  • Falta de mobilidade do tornozelo e da fáscia plantar;
  • Falta de alongamento e fortalecimento da panturrilha;
  • Ausência de treinos de equilíbrio (propiocepção);
  • Falta de treinos de força dos quadris e abdômen, correndo “rebolando”;
  • Tênis de corrida sem amortecimento adequado;
  • Calçados do dia-a-dia duros demais (rasteiras, sapatilhas e sapatênis);
  • Excessos de treinos ou progressões muito abruptas;
  • Ausência de descanso;
  • Persistir correndo mesmo com dor.

O que fazer?

O mais importante é descobrir os fatores de risco presentes em cada caso. A avaliação ortopédica é fundamental para tal diagnóstico e para afastar outras causas, como por exemplo a fratura por estresse, que pode ter um quadro parecido. Muitas vezes um exame de imagem, como a ressonância magnética, se faz necessário. A indicação de medicamentos, fisioterapia e interromper a corrida vai depender de cada caso, porém, quanto antes a pessoa procura ajuda, mais fácil a solução.

Como prevenir:

Sem dúvidas a principal forma de prevenção é realizar treinos regulares de musculação, mobilidade e equilíbrio. A liberação miofascial da planta do pé e panturrilha também são grandes aliados. É importante atentar também para a velocidade e volume semanal de treino. Por fim, é importante considerar os calçados utilizados do dia a dia e o tênis de corrida, sempre prezando por amortecimento. Nesse contexto, evitar ainda correr sempre em terrenos duros como pedra portuguesa e concreto é uma boa estratégia.

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