Fechamento do apêndice atrial: alternativa eficiente para pacientes com FA e alto risco de sangramento

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Pacientes com fibrilação atrial (FA) estão sob risco de eventos cardioembólicos, principalmente acidentes vasculares cerebrais (AVC), uma serie de comorbidades e características clínicas estão associados a um aumento desse risco. Esses fatores fazem com que a prevenção dos eventos embólicos seja benéfica. Atualmente são utilizados para prevenção anticoagulantes orais, esses são medicamentos que apresentam altas taxas de sucesso com relativa segurança, entretanto alguns pacientes estão sob alto risco de sangramento, aumentando o risco de malefício com o uso dessas medicações. Levando-se em consideração que cerca de 90% dos trombos são formados no apêndice atrial, a oclusão do apêndice atrial, seja percutânea, seja cirúrgica, mostrou sucesso semelhante as drogas anticoagulantes, mudando recentemente algumas condutas nas principais diretrizes.

Leia também: AHA 2021: detecção de fibrilação atrial usando dispositivos vestíveis – Fitbit

O estudo PRAGUE foi notório em mostrar esse benefício e recentemente foram publicados os resultados de 4 anos de acompanhamento desses pacientes no PRAGUE-17.

Fechamento do apêndice atrial alternativa eficiente para pacientes com FA e alto risco de sangramento

Metodologia

Trata-se de um estudo randomizado de não inferioridade que compara a terapia de oclusão do apêndice atrial percutânea com os anticoagulantes orais diretos (DOACs) em pacientes com FA e alto risco de eventos embólicos e sangramento.

O desfecho primário era um composto de evento cardioembólico, morte cardiovascular, sangramento clinicamente relevante e complicações relacionadas ao procedimento de oclusão.

Saiba mais: Reversão da fibrilação atrial (FA) recém-diagnosticada altera mortalidade?

Formaram o estudo um total de 402 pacientes com CHA2DS2-VASc score médio de 4,7 e HASBLED médio de 3,1. Após 3,5 anos a oclusão do apêndice atrial mostrou uma não inferioridade aos anticoagulantes significativa com um p de 0,006, com um risco relativo de 0,68 para morte cardiovascular, 1,14 para AVC e ataque isquêmico transitório, 0,75 para sangramento clinicamente significativo (p não significativo para todos). Por fim o desfecho primário foi semelhante em diversas análises.

Mensagem final

Sendo assim, apesar de ter um N modesto o estudo tem um desenho que é capaz de trazer robustez para a não inferioridade da terapia de oclusão do apêndice atrial em pacientes com FA e alto risco cardioembólico e de sangramento. Outros estudos já haviam demonstrado essa não inferioridade em relação a varfarina e aos DOACs em um curto e médio prazo. Uma crítica é que o desenho do estudo não foi feito para comparar os diferentes desfechos individualmente, colocando todos com a mesma importância e dificultando a análise final.

Referências bibliográficas:

  • Osmancik P, Herman D, Neuzil P, et al. 4-Year Outcomes After Left Atrial Appendage Closure Versus Nonwarfarin Oral Anticoagulation for Atrial Fibrillation. J Am Coll Cardiol. 2022;79:1-14. doi10.1016/j.jacc.2021.10.023
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.