Fenilefrina: medicamento para congestão nasal não é eficaz, diz FDA

Caso a FDA acate a recomendação de comitê, as fabricantes terão que retirar de circulação os produtos que contêm fenilefrina.

Um Comitê Consultivo da FDA (U.S. Food and Drug Administration) em reunião nesta terça-feira (12/09) considerou, de forma unânime, que a fenilefrina não é eficaz no tratamento da congestão nasal quando utilizada na forma de ingestão oral. 

Membro do comitê, o Dr. Mark Dykewicz, professor em alergia e imunologia, considerou que “Estudos modernos, quando bem conduzidos, não têm demonstrados nenhuma melhora na congestão nasal com o uso de fenilefrina.” 

Caso a FDA acate a recomendação do comitê, as fabricantes terão que retirar de circulação os produtos que contêm o composto. No Brasil, a Anvisa ainda não se manifestou sobre a questão.  

Saiba mais: FDA libera aparelho de estimulação espinhal para dor lombar

Fenilefrina: medicamento para congestão nasal não é eficaz, diz FDA

Fenilefrina: medicamento para congestão nasal não é eficaz, diz FDA

Caminho da decisão 

O comitê consultivo se reuniu depois que um grupo de pesquisadores da Universidade da Flórida fez um pedido para que a FDA removesse produtos com fenilefrina das prateleiras com base em estudos recentes mostrando que a substância não obteve resultados superiores ao placebo em pacientes com congestão nasal. O mesmo grupo já havia feito um pedido igual em 2007, mas na época a FDA optou por manter as medicações por falta de estudos. 

“Eu acho que essa medicação na sua forma oral já deveria ter sido removida do mercado há muito tempo. Pacientes demandam e merecem medicamentos que tratem seus sintomas com segurança e eficácia e eu não acredito que esse medicamento faça isso.”, declarou Jennifer Schwartzott, representante de consumidores e uma das 16 pessoas do comitê que votaram pela ineficácia. 

A FDA também publicou antes da reunião uma revisão científica apontando falhas nos estudos dos anos 1960 e 1970 que deram base para a aprovação da fenilefrina. 

 Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo