Fórum de Sepse 2022: uso de biomarcadores na covid-19 – prós e contras

No primeiro dia do Fórum de Sepse 2022, uma das palestras discutiu o papel de biomarcadores na detecção de infecções na covid-19.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

No primeiro dia do Fórum Internacional de Sepse 2022, uma das palestras discutiu o papel de biomarcadores na detecção de complicações infecciosas em casos de covid-19.

Argumentos a favor

  • Na covid-19 grave, concentrações elevadas de procalcitonina (PCT) podem não estar relacionadas a coinfecções bacterianas, podendo dever-se à própria infecção viral. Entretanto, a PCT vem sendo usada como marcador para interromper a antibioticoterapia.
  • Deve-se sempre considerar a variabilidade dos biomarcadores nas 48-72h após a admissão. Valor absoluto de leucócitos na admissão e a variância de PCR nas 48-72h esteve associado à presença de coinfecção bacteriana em pacientes internados com covid-19 grave.
  • A melhor aplicação da PCT parece ser sua capacidade, junto com um valor preditivo negativo > 90%, de excluir coinfecção bacteriana quando um valor de cut-off de 0,25 mcg/L.
  • Para infecções secundárias, um fator importante é que o uso de dexametasona e tocilizumabe leva à uma redução de PCT e de PCR nos pacientes, diminuindo o valor desses marcadores na detecção de infecções bacterianas secundárias. Além disso, a interrupção desses tratamentos leva a um aumento nos valores de PCT e de PCR sem significar a presença de infecção.
  • O valor de PCR a partir do D9 teria um fator diagnóstico e prognóstico na ocorrência de infecções bacterianas secundárias. O papel da PCR em infecções por enterobactérias também se mostrou relevante.
  • Contudo, para PAV, a PCT mostrou-se útil para diagnóstico, tanto em análises uni quanto multivariadas. Os valores de PCR não foram bons marcadores para diferenciar pacientes com e sem PAV.
  • A razão ferritina/procalcitonina foi um outro marcador que conseguiu discriminar pacientes com covid-19 de pacientes com pneumonia bacteriana, com valores mais altos falando a favor de infecção por SARS-CoV-2.

Argumentos contra

  • O uso de biomarcadores é sempre complementar aos dados clínicos, radiológicos e microbiológicos, podendo ser usados como ferramentas preditivas. PCR e PCT são os mais estudados e mais disponíveis na prática clínica.
  • Esses biomarcadores, já em estudos prévios ao Covid-19, parecem não ser bons preditores do desenvolvimento de infecções associadas aos cuidados da saúde. Ao mesmo tempo, existe uma grande sobreposição de valores entre pacientes com e sem infecção bacteriana.
  • Outros insultos inflamatórios são comuns em pacientes com covid-19 grave e que necessitam de tempo prolongado de terapia intensiva. Esse fato leva a alterações nos valores de PCR e mesmo de PCT.
  • Valores de PCT podem estar reduzidos em pacientes em terapia de substituição renal, podem estar elevados com a diminuição da TFG, deixam de aumentar com múltiplos insultos (como após várias infecções nosocomiais), e podem apresentar até 20% de falsos negativos.
  • Por esses motivos, a PCT pode ter um papel nas coinfecções bacterianas em pacientes com covid-19, mas pede performance após alguns dias de internação.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão