Leia mais:
Leia mais:
Tabagismo: Combinação de medicamentos são eficazes no tratamento?
Check-up Semanal: nova diretriz para TPV, probióticos na tolerância à APLV e mais! [podcast]
Destaque das diretrizes no manejo do tabagismo
Quiz: Agricultor apresentando deformidade nos dedos das mãos que dificultam o trabalho. Qual o diagnóstico?
Efeitos adversos associados ao uso de cigarro eletrônico por gestantes

Fumar aumenta o risco de fibrilação atrial?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Tabagismo não causa apenas câncer; dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que fumar mata 3 milhões de pessoas todos os anos só por doença cardiovascular. Em novo artigo do European Journal of Preventive Cardiology, publicado em julho, pesquisadores investigaram a relação entre o tabaco e o risco de fibrilação atrial.

Para essa revisão sistemática e meta-análise, dados do PubMed e Embase foram utilizados para encontrar ensaios sobre tabagismo e fibrilação atrial (FA) desde a origem até julho de 2017. No total, 29 estudos prospectivos (22 publicações) foram incluídos.

Tabagismo aumenta o risco de FA?

O risco relativo de FA foi de 1,32 (IC 95%: 1,12 a 1,56; I² = 84%; n = 11 estudos) para fumantes atuais, 1,09 (IC 95%: 1,00 a 1,18; I² = 33%; n = 9) para ex-fumantes e 1,21 (IC 95%: 1,12 a 1,31, I² = 80%; n = 14) para indivíduos que já fumaram em relação aos que nunca fumaram.

Na comparação fumantes atuais versus ex-fumantes, o risco relativo de FA foi de 1,33 (IC 95%: 1,14 a 1,56; I² = 78%; n = 10). O risco relativo foi de 1,14 (IC 95%: 1,10 a 1,20; I² = 0%; n = 3) por 10 cigarros por dia e 1,16 (IC 95%: 1,09 a 1,25; I² = 49%; n = 2) por 10 maços-ano.

Para os autores, esses achados mostram que o tabagismo está associado a um aumento do risco de fibrilação atrial e essa associação é mais forte em fumantes em comparação aos ex-fumantes.

LEIA MAIS: Burden de fibrilação atrial – você sabe o que é e qual a sua importância?

Cessação do tabagismo

Deixar de fumar é uma tarefa árdua, pois a dependência do tabaco envolve um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos. Poucos usuários de tabaco conseguem abandonar o hábito em sua primeira tentativa, mas há fortes evidências de que isso é possível. Aconselhamentos, medicamentos, grupos de tabagismo, existem inúmeras maneiras eficazes para sair.

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association comparou três intervenções para cessação do tabagismo:

  • Adesivo de nicotina (monoterapia)
  • Associação de terapias para reposição de nicotina
  • Vareniciclina

Todas as abordagem apresentaram bons resultados quando associadas a uma estrutura adequada de apoio psicossocial e acompanhamento, além e acima de tudo a vontade do paciente em querer interromper o tabagismo.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Tobacco smoking and the risk of atrial fibrillation: A systematic review and meta-analysis of prospective studies. Dagfinn Aune, Sabrina Schlesinger, Teresa Norat, and Elio Riboli. European Journal of Preventive Cardiology. First Published July 11, 2018. https://doi.org/10.1177/2047487318780435
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar