Leia mais:
Leia mais:
Existe associação entre cirurgia de catarata e desenvolvimento de demência?
Glaucoma agudo de ângulo fechado: caso clínico [podcast]
Doenças mais comuns da população negra
Gravidez: o que acontece com as doenças oculares preexistentes?
Bebês operados de catarata congênita unilateral podem desenvolver glaucoma?

Glaucoma primário de ângulo fechado: o que sabemos sobre prevalência e fatores de risco

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. É definido como um grupo de neuropatias ópticas associada com características estruturais do nervo óptico que causam a morte de células ganglionares da retina e seus axônios, levando a perda de campo visual e cegueira. Em contraste com o glaucoma primário de ângulo aberto (o principal tipo de glaucoma), o glaucoma primário de ângulo fechado (GPAF) está associado com a oclusão do ângulo da câmara anterior e é conhecido por ter uma maior propensão a cegueira bilateral.

Em 2013 a prevalência global de GPAF foi reportada como 0.5%. A estimativa era de que a população com GPAF seria de 23.36 milhões em 2020 e 32.04 milhões em 2040, com a Ásia contando com mais de 3/4 da população com GPAF. O glaucoma primário de ângulo fechado foi associado a muitos fatores de risco como etnia, idade e sexo. Em uma revisão sistemática publicada em 2021, o objetivo foi estimar detalhadamente a prevalência de GPAF de acordo com os fatores de risco nas últimas duas décadas.

Leia também: Glaucoma agudo, miopia e o topiramato: o que todo oftalmologista deve saber?

glaucoma de ângulo fechado

Literatura

Foram analisados os estudos publicados nos últimos 20 anos entre janeiro e setembro de 2020. Foram incluídos 37 publicações, com um total de 144.354 mil sujeitos. De todos os continentes, a Ásia teve a maior prevalência de GPAF (0.7%), junto com a América do Sul. A Europa teve a menor prevalência (0.2%). Não houve diferença entre população rural e urbana. Sexo feminino, asiático e idade foram os principais fatores de risco para GPAF. O número de pessoas estimadas com GPAF no mundo é de 17.14 milhões em pessoas com mais de 40 anos em 2020, 20.73 milhões em 2030, 23.73 milhões em 2040 e 26.26 milhões em 2050. A Ásia tem mais de 70% da população com GPAF do mundo.

A prevalência em mulheres foi de 69.2%, bem maior que o risco do sexo masculino. O risco relativo de um homem sofrer GPAF em relação as mulheres é de 0.71.

Em relação à idade, que é o principal fator de risco para todos os glaucomas, pessoas com mais de 80 anos tem o maior risco (prevalência de 2.8%), enquanto aqueles com 40-49 anos tem o menor risco (prevalência de 0.1%). Alterações anatômicas podem explicar o aumento da morbidade e o encurtamento da profundidade da câmara anterior aumento o risco de GPAF (que diminui significativamrnte com a idade). Além disso o cristalino fica mais compacto e espesso com o aumento da idade, contribuindo para o bloqueio pupilar e para o fechamento angular.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Zhang et al. Prevalence of Primary Angle Closure Glaucoma in the Last 20 Years: A Meta-Analysis and Systematic Review. Front. Med., 18 January 2021. doi: https://doi.org/10.3389/fmed.2020.624179
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.