Página Principal > Infectologia > Gonorreia: novo antibiótico oral para tratamento da IST é testado
gonorreia

Gonorreia: novo antibiótico oral para tratamento da IST é testado

Tempo de leitura: 2 minutos.

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Os locais mais comuns acometidos pela doença são a vagina, o pênis, o ânus e, em alguns casos, a faringe. O tratamento da infecção envolve administração de antimicrobianos como amoxilina, tetraciclina, ciprofloxacina, benzilpenicilina, ceftriaxona e azitromicina, etc. No entanto, a doença está cada vez mais resistente aos antibióticos, o que preocupa a classe médica, tanto que as diretrizes de tratamento da enfermidade sofreram atualizações recentemente.

Zoliflodacina contra a gonorreia

Pesquisadores testaram a eficácia de um novo antimicrobiano chamado zoliflodacina no combate à Neisseria gonorrhoeae resistente. O levantamento foi realizado entre 2014 e 2015 e publicado em novembro na The New England Journal of Medicine. O estudo contou com 179 participantes (167 homens e 12 mulheres). O tempo de follow up foi de seis dias, e ocorreram visitas aos pacientes nos 30 dias seguintes.

Leia mais: Vacina meningocócica pode proteger contra a gonorreia

Os indivíduos foram divididos em três grupos, o primeiro grupo recebeu uma dose única de 2 g de zoliflodacina (N=57), o segundo foi medicado com uma dose única de 3 g de zoliflodacina (N=56) e o terceiro recebeu injeção de 500 mg de ceftriaxona (N=28).

Resultados

Ao final da pesquisa, a cura da gonorreia urogenital ocorreu em 96% dos participantes do primeiro grupo, 96% nos do segundo e 100% nos pacientes do terceiro grupo. Apesar da eficácia da zoliflodacina neste tipo de gonorreia, o antimicrobiano não se mostrou eficiente no tratamento da gonorreia faríngea. Dos oito indivíduos diagnosticados com gonorreia faríngea no grupo da zoliflodacina 2 g, houve cura apenas em quatro (50%); dos 11 pacientes com este tipo de infecção, houve cura em apenas nove no grupo medicado com zoliflodacina 3 g (82%), e os quatro participantes do grupo da ceftriaxona foram curados (100%)

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências: 

  • TAYLOR, Stephanie N. et al Single-Dose Zoliflodacin (ETX0914) for Treatment of Urogenital Gonorrhea. N Engl J Med 2018; 379:1835-1845. DOI: 10.1056/NEJMoa1706988

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.