Leia mais:
Leia mais:
Atividade Física e Covid-19: miocardite pós Covid-19 e a restrição aos exercícios físicos [vídeo]
Segurança e imunogenicidade da coadministração de vacinas contra Covid-19 e Influenza
Top 10 de outubro: Proteína C reativa, guidelines para sepse e muito mais! [infográfico]
Atividade Física e Covid-19: precauções na retomada aos exercícios físicos [vídeo]
Mais um efeito da pandemia no Brasil: o aumento de casos de hepatite medicamentosa

Governo Federal anuncia nova vacina brasileira contra a Covid-19, a Versamune

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Mais uma vacina nacional contra a Covid-19 está a caminho. O Governo Federal anunciou a Versamune®-CoV-2FC, imunizante desenvolvido pelo pesquisador Célio Lopes Silva, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (FMRP-USP), em parceria com a Farmacore Biotecnologia e a PDS Biotechnology, dos Estados Unidos.

Monitorado pelo Ministério da Saúde (MS), o projeto foi protocolado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a realização de estudo das fases 1 e 2. O plano terá apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para realização de testes em 360 voluntários.

Os resultados dos estudos não clínicos obtidos até o momento demonstram qualidade e competitividade no controle da Covid-19. A vacina demonstrou capacidade de ativar todo o sistema imunológico.

A Versamune utiliza a tecnologia da proteína recombinante, a mesma da Novavax. Nesta técnica, pesquisadores cultivam em laboratório réplicas inofensivas da proteína que o novo coronavírus usa para entrar nas células do corpo.

Depois de extraída e purificada, a proteína é embalada em nanopartículas do tamanho do vírus. No caso da Versamune, a nanopartícula foi desenvolvida pela PDS Biotech.

vidros de vacina versamune contra a covid-19

Versamune

A Anvisa solicitou mais informações aos pesquisadores da FMRP-USP para analisar o pedido de autorização para testes clínicos em humanos da Versamune®-CoV-2FC. É importante ressaltar que as exigências não suspendem a análise dos demais dados apresentados até agora.

De acordo com a Farmacore, os dados solicitados consistem em resultados de controle de qualidade dos insumos e dos testes pré-clínicos em fase de finalização nos relatórios.

Segundo o grupo, os dados serão entregues dentro dos prazos estipulados pela Anvisa. A análise considerará a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos que são realizados em laboratório e animais.

Veja também: Anunciada a Butanvac, primeira vacina brasileira que pode começar a ser distribuída em julho

Cronograma

Helena Faccioli, CEO da Farmacore, afirma que a previsão é que os ensaios clínicos em humanos durem entre seis e nove meses.

Se a agência liberar os ensaios clínicos, as empresas realizarão as primeiras duas fases de testes em cerca de 360 voluntários. O objetivo é avaliar se a vacina gera os anticorpos necessários e se não há efeitos colaterais graves.

Na sequência, vem a fase 3, que deve contar com 20 mil a 30 mil voluntários para saber se o imunizante protegerá as pessoas contra o novo coronavírus e suas variantes. A partir disso, Helena Faccioli espera que entre janeiro e fevereiro de 2022 a Anvisa já esteja analisando um pedido de uso emergencial da vacina. Se for aprovado, a distribuição pode ser realizada imediatamente.

Leia mais: Vacinas e gestação, prevenir é o melhor remédio

Vacina nacional

Na coletiva de imprensa, realizada na última quinta-feira, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, destacou os projetos brasileiros para desenvolvimento de imunizantes, e exaltou a qualidade e os resultados obtidos pelos cientistas do país.

“O desenvolvimento de vacina nacional é uma estratégia extremamente importante. Tendo o completo controle da vacina, a gente pode adaptar isso de acordo com nossa tecnologia. Primeiro porque existem mutações do vírus. Segundo, porque fica mais barato, e terceiro, que o desenvolvimento dessas tecnologias vai apoiar não só a vacina da Covid, mas teremos a tecnologia para desenvolver rapidamente vacinas nacionais para outros vírus. Isso é estratégia de soberania nacional, e também permite vacinas para dengue, chikungunya e outras doenças”, destacou.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autora:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.