Há associação entre suplementação oral de vitamina D e peso corporal em pediatria?

O estudo mostrou que a suplementação de vitamina D diminuiu o IMC, embora não tenha tido efeito na altura, massa gorda e massa corporal

A deficiência de vitamina D é uma preocupação global de saúde pública em todas as faixas etárias. A hipovitaminose D está associada a muitos problemas de saúde em crianças e adolescentes, incluindo aumento do risco de raquitismo, asma, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA), infecções e diabetes mellitus tipo 1. No entanto, a suplementação de vitamina D demonstrou ter efeitos benéficos na prevenção e/ou melhora da maioria dessas condições.

O sobrepeso e a obesidade infantil também continuam sendo os principais problemas de saúde em todo o mundo. As evidências disponíveis indicam uma associação inversa entre peso corporal/massa gorda e o status de vitamina D em crianças e adolescentes. No entanto, os achados sobre o efeito da suplementação de vitamina D nas medidas antropométricas em crianças são controversos.

Para determinar se a suplementação oral de vitamina D (suplementação oral e alimentos fortificados) está associada a alterações nas medidas de peso corporal em crianças e adolescentes, pesquisadores do Irã conduziram uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados. Os resultados foram publicados no European Journal of Pediatrics.

Saiba mais: 6 recomendações para prevenir obesidade e transtornos alimentares em adolescentes

Há associação entre suplementação oral de vitamina D e peso corporal em pediatria?

Há associação entre suplementação oral de vitamina D e peso corporal em pediatria?

Metodologia

Soltani e colaboradores (2023) realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados a partir de dados dos bancos PubMed, Scopus, Cochrane e Web of Science, desde o início até 28 de outubro de 2022. A diferença média e o intervalo de confiança (IC) de 95% correspondente dos resultados foram agrupados usando um modelo de efeitos aleatórios.

Resultados

Foram incluídos 21 ensaios clínicos randomizados. Cinco estudos foram excluídos devido a dados insuficientes necessários para a análise. Cinco estudos também foram adicionados após a última atualização, onde foram incluídos artigos que avaliaram o efeito da suplementação de vitamina D no peso corporal (n=8), índice de massa corporal (IMC) (n=9), escore Z do IMC (n=6), massa gorda (%, kg) (n=6), circunferência da cintura (n=4), altura (n=9) e massa magra (kg) (n=6). Em suma:

Os achados mostraram que a suplementação de vitamina D diminuiu significativamente o índice de massa corporal (IMC), embora não tenha tido efeito significativo na altura, massa gorda e massa corporal

magra, em uma população pediátrica. As análises de subgrupo também indicaram que um aumento no peso corporal foi evidente em estudos envolvendo crianças saudáveis, estudos que controlaram a flutuação sazonal e quando a dosagem de suplementação de vitamina D foi administrada até 600 UI/dia.

Leia também: Pediatras comentam sobre diretriz para tratar a obesidade infantil da AAP

Conclusão

O estudo sugere que a suplementação de vitamina D pode levar a um ganho de peso estatisticamente significativo em crianças e adolescentes, enquanto o IMC foi reduzido. Embora nenhuma mudança significativa tenha sido observada na altura, parece que a suplementação de vitamina D pode provocar mudanças por aumentar o crescimento esquelético, embora isso ainda precise ser verificado. De acordo com os pesquisadores, outros ensaios clínicos randomizados de alta qualidade, incluindo medidas antropométricas e índices de crescimento mais detalhados, são necessários para produzir evidências mais seguras a esse respeito.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo