Página Principal > Endocrinologia > Hashimoto: tireoidectomia pode melhorar qualidade de vida do paciente?
tireoidectomia

Hashimoto: tireoidectomia pode melhorar qualidade de vida do paciente?

Tempo de leitura: 2 minutos.

tireoidite de Hashimoto é uma doença muito comum e caracteriza-se por hipotireoidismo de origem autoimune. O tratamento mais comum é a suplementação de hormônio com levotiroxina. Um novo artigo publicado no Annals of Internal Medicine indica que a tireoidectomia pode melhorar a qualidade de vida do paciente com sintomas persistentes.

Para chegar nessa conclusão, pesquisadores realizaram um ensaio clínico randomizado em hospitais da Noruega. No total, 150 pacientes (idade entre 18 e 79 anos) com sintomas persistentes relacionados à tireoidite de Hashimoto e com níveis de anti-TPO maiores que 1000 UI/mL, apesar de receberem terapia de reposição hormonal.

O que o cirurgião deve saber sobre hipertireoidismo e hipotireoidismo?

Tireoidectomia no Hashimoto

Os participantes foram randomizados para receber tireoidectomia ou tratamento médico com reposição hormonal. O desfecho primário foi a pontuação geral no questionário de estado de saúde (SF-36) aos 18 meses; os secundários incluíram os efeitos adversos da cirurgia e níveis de anti-TPO aos 6, 12 e 18 meses.

Durante o follow-up, apenas o grupo cirúrgico demonstrou melhora na qualidade de vida:

  • O escore de saúde geral aumentou de 38 para 64, uma diferença entre grupos de 29 pontos (IC de 95%: 22 a 35 pontos) aos 18 meses.
  • O escore de fadiga diminuiu de 23 para 14 pontos, uma diferença entre grupos de 9,3 pontos (IC de 95%: 7,4 a 11,2 pontos).
  • A frequência de fadiga crônica diminuiu de 82% para 35%, uma diferença entre grupos de 39 pontos percentuais (IC de 95%: 23 a 53 pontos percentuais).
  • Os níveis de anti-TPO diminuíram de 2.232 para 152 UI/mL, uma diferença entre grupos de 1.148 UI/mL (IC de 95%: 1.080 a 1.304 UI/mL).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a tireoidectomia melhorou a qualidade de vida relacionada à saúde e a fadiga: “essa melhora, junto com a redução concomitante de anti-TPO, pode elucidar os mecanismos da doença”.

Tireoidite de Hashimoto porque nasci no verão?

Referências:

  • Guldvog I, Reitsma LC, Johnsen L, Lauzike A, Gibbs C, Carlsen E, et al. Thyroidectomy Versus Medical Management for Euthyroid Patients With Hashimoto Disease and Persisting Symptoms: A Randomized Trial. Ann Intern Med. [Epub ahead of print ] doi: 10.7326/M18-0284

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.