Hashimoto: tireoidectomia pode melhorar qualidade de vida do paciente?

Estudo indica que a tireoidectomia pode melhorar a qualidade de vida do paciente com tireoidite de hashimoto e sintomas persistentes.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

tireoidite de Hashimoto é uma doença muito comum e caracteriza-se por hipotireoidismo de origem autoimune. O tratamento mais comum é a suplementação de hormônio com levotiroxina. Um novo artigo publicado no Annals of Internal Medicine indica que a tireoidectomia pode melhorar a qualidade de vida do paciente com sintomas persistentes.

Para chegar nessa conclusão, pesquisadores realizaram um ensaio clínico randomizado em hospitais da Noruega. No total, 150 pacientes (idade entre 18 e 79 anos) com sintomas persistentes relacionados à tireoidite de Hashimoto e com níveis de anti-TPO maiores que 1000 UI/mL, apesar de receberem terapia de reposição hormonal.

O que o cirurgião deve saber sobre hipertireoidismo e hipotireoidismo?

tireoidectomia

Tireoidectomia no Hashimoto

Os participantes foram randomizados para receber tireoidectomia ou tratamento médico com reposição hormonal. O desfecho primário foi a pontuação geral no questionário de estado de saúde (SF-36) aos 18 meses; os secundários incluíram os efeitos adversos da cirurgia e níveis de anti-TPO aos 6, 12 e 18 meses.

Durante o follow-up, apenas o grupo cirúrgico demonstrou melhora na qualidade de vida:

  • O escore de saúde geral aumentou de 38 para 64, uma diferença entre grupos de 29 pontos (IC de 95%: 22 a 35 pontos) aos 18 meses.
  • O escore de fadiga diminuiu de 23 para 14 pontos, uma diferença entre grupos de 9,3 pontos (IC de 95%: 7,4 a 11,2 pontos).
  • A frequência de fadiga crônica diminuiu de 82% para 35%, uma diferença entre grupos de 39 pontos percentuais (IC de 95%: 23 a 53 pontos percentuais).
  • Os níveis de anti-TPO diminuíram de 2.232 para 152 UI/mL, uma diferença entre grupos de 1.148 UI/mL (IC de 95%: 1.080 a 1.304 UI/mL).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a tireoidectomia melhorou a qualidade de vida relacionada à saúde e a fadiga: “essa melhora, junto com a redução concomitante de anti-TPO, pode elucidar os mecanismos da doença”.

Tireoidite de Hashimoto porque nasci no verão?

Referências:

  • Guldvog I, Reitsma LC, Johnsen L, Lauzike A, Gibbs C, Carlsen E, et al. Thyroidectomy Versus Medical Management for Euthyroid Patients With Hashimoto Disease and Persisting Symptoms: A Randomized Trial. Ann Intern Med. [Epub ahead of print ] doi: 10.7326/M18-0284

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades