Hepatocarcinoma: veja as novas diretrizes para rastreio, diagnóstico e tratamento

O hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular (CHC) é responsável por aproximadamente 5 mil óbitos todo ano apenas no Brasil, segundo dados do INCA.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular (CHC) é responsável por aproximadamente 5 mil óbitos todo ano apenas no Brasil, segundo dados do INCA. Esse câncer tem uma alta complexidade no diagnóstico e tratamento, sendo um desafio para os médicos. No final de abril, a American Association for the Study of Liver Diseases (AASLD) atualizou suas recomendações para manejo do CHC.

Os keypoints são:

1) Recomenda-se realizar a vigilância primária com ultrassom com ou sem teste de alfafetoproteína (AFP) a cada 6 meses; não utilizar tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
2) A vigilância não deve ser interrompida em pacientes com cirrose relacionada ao HCV que eliminaram o vírus; a vigilância pode ser descontinuada em pacientes com infecção pelo HCV ou doença hepática gordurosa não alcoólica que não têm cirrose.
3) Recomenda-se investigar lesões com > 1 cm na ultrassonografia e AFP > 20 ng / mL.
4) Recomenda-se realizar uma biópsia hepática em pacientes com lesões de cirrose indeterminadas em imagens dinâmicas.
5) A biópsia hepática é necessária para o diagnóstico de CHC em pacientes sem cirrose; o diagnóstico não pode ser feito por exames de imagem.
6) A ressecção cirúrgica é o tratamento de escolha para o CHC localizado em pacientes sem cirrose ou cirrose compensada. O transplante hepático é o tratamento de escolha para o CHC em pacientes com cirrose descompensada.
7) Terapias ablativas têm potencial de cura. As evidências sugerem que a ablação térmica é superior à injeção de etanol.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades