Hospital em Brasília busca voluntários para testar tratamento para câncer de pênis

Voluntários estão sendo selecionados em cinco estados e no Distrito Federal para participar de um novo tratamento para câncer de pênis.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Voluntários estão sendo selecionados em cinco estados e no Distrito Federal para participar de um novo tratamento para câncer de pênis. O principal requisito é apresentar o diagnóstico da doença em estágio avançado ou com metástase.

Segundo o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), a associação do uso de imunoterapia com a quimioterapia será a grande novidade dentro desta testagem. O medicamento em análise já é usado para tratamento de outros tipos de câncer, com aplicação na veia. A iniciativa visa melhorar os resultados, com redução do tumor e o aumento da sobrevida dos pacientes.

Leia também: Disfunção erétil: diagnóstico e tratamento

Segundo uma nota enviada para a imprensa, a direção do HUB-UnB explicou que o protocolo contra o câncer de pênis que utiliza apenas a quimioterapia não apresentou grandes avanços nas últimas décadas. Por esse motivo a urgência em buscar um tratamento mais eficaz para pacientes em estágio avançado da enfermidade.

O objetivo primário é avaliar se o pembrolizumab melhora a taxa de resposta geral em ambiente de primeira linha associado à quimioterapia à base de platina.

“O estudo vai criar um novo padrão de tratamento para o câncer de pênis no mundo, com melhores resultados, redução do tumor e aumento da sobrevida do paciente”, explicou o médico oncologista do HUB-UnB, Fernando Sabino, em entrevista ao jornal Correio Braziliense.

Hospital em Brasília busca voluntários para testar tratamento para câncer de pênis

Requisitos necessários

A pesquisa recebeu o nome de Hércules, sendo liderada pelo Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG). Trata-se de um ensaio clínico de fase II de pembrolizumab combinado com quimioterapia à base de cisplatina como terapia sistêmica de primeira linha em câncer de pênis avançado.

Além do HUB-UnB, o estudo será realizado em outros oito centros de pesquisa do país, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Fortaleza, Jaú, Curitiba e Barretos. A meta é recrutar 33 voluntários em todo o país.

Para participar da pesquisa será necessário ter o diagnóstico da doença avançada ou metastática, sem exposição prévia à quimioterapia; ou progressão da doença após 12 meses do término da quimioterapia adjuvante ou neoadjuvante. E ainda estar em atendimento ou aguardando vaga no setor de oncologia clínica de hospitais da rede de saúde pública.

Quem cumpre estes critérios e tem interesse em participar da pesquisa em Brasília deve entrar em contato através do e-mail pesquisaclinica.hub@ebserh.gov.br ou pelo telefone (61) 3255-8920.

Câncer de pênis

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pênis representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem a população masculina, sendo um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos.

Os principais sintomas são alteração na pele, inchaço e nódulo na região da virilha. Cuidados com a higiene íntima, cirurgia de fimose e prevenção do HPV são fatores que podem ajudar a evitá-lo.

Saiba mais: Existe associação entre a síndrome antifosfolípide e a ocorrência de infertilidade?

Como o tratamento com quimioterapia não apresentou grandes avanços nas últimas décadas, a comunidade científica tem urgência em buscar um tratamento mais eficaz para pacientes em estágio avançado da enfermidade.

“A falta de informação sobre a doença prejudica o diagnóstico precoce. Quando diagnosticada em estágio inicial, as chances de cura são elevadas, mas muitos pacientes demoram a procurar ajuda”, alertou o HUB-UnB em nota.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades