Leia mais:
Leia mais:
Ministério da Saúde assume compromisso para erradicação do câncer de colo de útero
Vacinação para HPV e risco de câncer cervical invasivo
Novas recomendações para rastreamento para o câncer de colo de útero e vacinação contra o HPV
Ministério da Saúde descarta problemas em vacina contra o HPV
SBIm/SBP/SBI/Febrasgo se pronunciam sobre vacina contra o HPV

HPV: em pacientes vacinadas, rastreamento por pesquisa é mais eficaz do que o exame citopatológico

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Segundo artigo publicado essa semana na PLOS Medicine, em pacientes vacinadas, o rastreamento por pesquisa do HPV é mais eficaz do que o exame citopatológico (Papanicolau ou preventivo).

Para chegar nessa conclusão, pesquisadores realizaram um estudo open-label randomizado com 5.006 mulheres (idades entre 25 de 64 anos), que realizaram exame citopatológico ou rastreamento por pesquisa do HPV. Entre elas, 22% estavam no grupo com idade elegível para vacinação.

Mulheres submetidas a rastreamento por pesquisa foram encaminhadas diretamente para colposcopia quando HPV-16 ou 18 foram detectados, e, posteriormente, submetidas à triagem de citologia em base líquida ou com dois corantes para outros tipos de HPV de alto risco.

Você sabia? ‘MS anuncia ampliação da vacina contra o HPV; veja quem pode ser imunizado’

A análise foi ajustada de acordo com a idade elegível para vacinação contra o HPV. A taxa de referência para colposcopia foi semelhante em todos os grupos (aproximadamente 3%). No entanto, as taxas de detecção de lesões cervicais pré-cancerosas foi significativamente maior com o rastreio por pesquisa do HPV do que com a citologia (aproximadamente 1% vs. 0,1%; p = 0,003).

Com base nos achados, os pesquisadores concluíram que, neste estudo, o rastreamento por pesquisa do HPV foi associado a uma detecção significativamente aumentada de lesões cervicais pré-cancerosas de alto grau em comparação com a citologia, em uma população com um grande número de mulheres vacinadas. Essas descobertas fornecem apoio inicial para a implementação de rastreio por pesquisa de HPV em populações vacinadas.

Veja também: ‘Teste de urina para detectar HPV de alto risco?’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar