HPV: em pacientes vacinadas, rastreamento por pesquisa é mais eficaz do que o exame citopatológico

Segundo artigo publicado essa semana na PLOS Medicine, em pacientes vacinadas, o rastreamento por pesquisa do HPV é mais eficaz do que pelo exame citopatológico.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Segundo artigo publicado essa semana na PLOS Medicine, em pacientes vacinadas, o rastreamento por pesquisa do HPV é mais eficaz do que o exame citopatológico (Papanicolau ou preventivo).

Para chegar nessa conclusão, pesquisadores realizaram um estudo open-label randomizado com 5.006 mulheres (idades entre 25 de 64 anos), que realizaram exame citopatológico ou rastreamento por pesquisa do HPV. Entre elas, 22% estavam no grupo com idade elegível para vacinação.

Mulheres submetidas a rastreamento por pesquisa foram encaminhadas diretamente para colposcopia quando HPV-16 ou 18 foram detectados, e, posteriormente, submetidas à triagem de citologia em base líquida ou com dois corantes para outros tipos de HPV de alto risco.

Você sabia? ‘MS anuncia ampliação da vacina contra o HPV; veja quem pode ser imunizado’

A análise foi ajustada de acordo com a idade elegível para vacinação contra o HPV. A taxa de referência para colposcopia foi semelhante em todos os grupos (aproximadamente 3%). No entanto, as taxas de detecção de lesões cervicais pré-cancerosas foi significativamente maior com o rastreio por pesquisa do HPV do que com a citologia (aproximadamente 1% vs. 0,1%; p = 0,003).

Com base nos achados, os pesquisadores concluíram que, neste estudo, o rastreamento por pesquisa do HPV foi associado a uma detecção significativamente aumentada de lesões cervicais pré-cancerosas de alto grau em comparação com a citologia, em uma população com um grande número de mulheres vacinadas. Essas descobertas fornecem apoio inicial para a implementação de rastreio por pesquisa de HPV em populações vacinadas.

Veja também: ‘Teste de urina para detectar HPV de alto risco?’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Tags

hpv