Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Ginecologia e Obstetrícia / Teste de urina para detectar HPV de alto risco?
vírus na corrente sanguínea

Teste de urina para detectar HPV de alto risco?

Acesse para ver o conteúdo

Inscreva-se gratuitamente para acessar esse conteúdo e muito mais no Portal PEBMED!

Tenha acesso ilimitado a quizzes, casos clínicos, novos estudos e diretrizes atualizadas.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Tempo de leitura: 2 minutos.

Especialistas do John Hopkins Medicine, centro de pesquisa americano de referência, desenvolveram um novo teste de urina altamente preciso para detectar HPV de alto risco. Segundo os especialistas, o novo teste de urina é diferente porque analisa, não só múltiplas fontes de DNA humano, como também o DNA do HPV, que é sexualmente transmitido e provoca praticamente todos os casos do câncer do colo do útero.

Em um estudo, publicado online no Cancer Prevention Research, pesquisadores testaram um painel de biomarcadores em DNA de epitélio cervical obtido de 211 mulheres avaliadas em uma clínica de câncer cervical no Chile de 2006 a 2008.

O teste desenvolvido pelos pesquisadores do John Hopkins mostrou uma “sensibilidade” ou taxa de precisão de 90,9% na identificação das lesões CIN2 (lesões cervicais com células anormais). Além disso, eles demonstraram que o DNA para todos os três genes humanos e um gene viral poderia ser extraído com sucesso da urina e identificado com uma sensibilidade de 75%.

Veja também: ‘Inca lança versão atualizada das diretrizes de rastreio de câncer de colo do útero’

Os resultados obtidos no estudo são superiores aos de outros testes comerciais europeus, baseados em marcadores de alterações químicas do DNA, que exigem esfregaços de Pap ou esfregaços de tecido cervical e mostram 64% de sensibilidade na identificação de lesões semelhantes.

Caso os próximos estudos confirmem essas descobertas e o novo teste de urina seja, enfim, comercializado, ele será uma forma rápida e barata para determinar se uma biópsia é necessária ou se os médicos podem usar uma abordagem expectante e intervir apenas quando for realmente preciso.

Segundo a World Cancer Research Fund Internacional, 84% dos casos de câncer cervical ocorrem em países menos desenvolvidos, com as taxas mais altas observadas na África, América Latina e Caribe. Um teste rápido e de baixo custo poderia fazer uma grande diferença nesses locais.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.