I Paliativo Rio: como tornar o paciente mestre do cuidado?

Em 15 e 16 de agosto, ocorreu no Rio de Janeiro o Primeiro Congresso de Cuidados Paliativos do estado. Veja resumo da palestra de abertura com Rodrigo Luz.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nos dias 15 e 16 de agosto, ocorre no Rio de Janeiro o Primeiro Congresso de Cuidados Paliativos do estado. A abertura do evento foi realizada por Rodrigo Luz e tinha como tema “O paciente como mestre do cuidado: o Legado de Elisabeth Kübler Ross.”  No período de uma hora, fizemos uma viagem pela história dos cuidados paliativos e concluímos conhecendo a Tainá, paciente convidada para o encontro. 

Elisabeth Kübler-Ross (1926-2004) foi uma médica psiquiatra suíça, pioneira no movimento dos estudos sobre a morte e o morrer, o luto e os cuidados paliativos. No vídeo compartilhado no congresso, pudemos conhecer um pouco da sua abordagem com seus pacientes e ter noção de porque seu trabalho marcou a história dos cuidados paliativos.

Leia Mais:  Cuidados Paliativos: nos desencontros, o meu encontro

A palestra continuou com a entrevista da Tainá, paciente de 36 anos que compartilhou sua história com a plateia. Começou se apresentando como paciente “paliativa”, com diagnóstico de câncer metastático há 3 anos. Contou sobre seus medos e sua busca por qualidade de vida. Ressaltou a importância de ser informada sobre a gravidade da doença e sobre como foi traumático o dia em que chegou para uma consulta e teve que realizar radioterapia sem ter sido previamente informada. No final da entrevista, deixou uma mensagem para os médicos que eu gostaria de compartilhar com vocês: “Tenha amor ao que faz. Cuide com coração. Um dia você pode precisar ser cuidado por alguém.”

Imagem do I Congresso de Cuidados Paliativos RJ – 15 de agosto 2019

Rodrigo Luz concluiu a palestra trazendo algumas reflexões a respeito da importância de o cuidado ser singularizado. No caso da Tainá, ela se sentia segura com a previsibilidade do tratamento. Por este caminho, ele palestrou sobre a necessidade de tornar o paciente como mestre do cuidado. Desta forma, quem vai nos ensinar a cuidar é o próprio paciente. “Não devemos cuidar apenas com base em números e estatísticas. É preciso ser especialista sobre o que é ser Taina”, reforçou.

Veja também:  Conheça os principais mitos sobre Cuidados Paliativos

“Que vocês nunca esqueçam que houve um congresso na história do Rio de Janeiro que começou com um paciente. É com ele que precisamos começar.” Rodrigo Luz.

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão