Leia mais:
Leia mais:
Screening universal para SARS-Cov-2 em mulheres admitidas para parto

Idade do pai aumenta risco de parto prematuro

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O parto prematuro é um problema considerado de saúde pública. Só no Brasil, a taxa de nascituros precoces é de 11,5%, quase o dobro do que em países europeus, de acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os principais fatores de risco são relacionados a complicações durante a gestação, porém outros indicadores podem influenciar a prematuridade, como estresse, uso de drogas ou má alimentação. Conforme noticiamos anteriormente, a idade materna é um diferencial negativo nos partos realizados fora do tempo previsto, e quanto mais idade tiver a parturiente, maiores são as chances de o bebê nascer prematuramente.

corticoide

Parto prematuro x pai com idade avançada

No entanto, um novo estudo longitudinal e retrospectivo indicou que a idade paterna também poderia ter relação com o nascimento prematuro. O levantamento colheu informações de mais de 40 milhões de partos documentados em um banco de dados nos Estados Unidos, cujo registro ocorreu entre 2007 e 2016, e os resultados foram publicados na edição de outubro do periódico The BMJ. A análise levou em consideração a faixa etária do pai no momento do parto e relacionou com a prematuridade neonatal.

Leia mais: Prematuros extremos: o que mudou no atendimento?

Os desfechos primários incluíram gestação mais curta, baixo peso do neonato, entrada na UTI neonatal, convulsões, entre outros.

Resultados

Após ajuste para idade da mãe, pesquisadores verificaram que recém-nascidos cujo pai possuía idade a partir dos 45 anos tinham um risco 14% maior de prematuridade, independentemente do período gestacional (odds ratio 1,14; IC 95% [1,13-1,15]). Em comparação com pais na faixa etária entre 25 e 34 anos, as chances de o bebê sofrer convulsões foram 18% maiores (OR 1.18, IC 95% [0,97-1,44]).

As chances para desenvolvimento de diabetes gestacional foram 34% maiores em mães cujo genitor de seu filho tinha idade avançada (OR 1,34, IC 95% [1,29-1,38]).

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar