Impacto da poluição do ar interior e exterior na fertilidade do casal

Foi publicada revisão para resumir as evidências para associações de poluição do ar ao ar livre e em ambientes fechados com fecundidade.

Embora algumas evidências sugiram que a poluição do ar contribua para a infertilidade, a literatura existente é mista e vários efeitos de poluentes já foram relatados. Um artigo recente se debruçou sobre a interferência da poluição na fecundidade do casal. Em janeiro de 2023 foi publicada na Human Reproduction Update uma revisão sistemática com o objetivo de resumir as evidências para associações de poluição do ar ao ar livre, fumante passivo e poluição do ar inalado em ambientes fechados com fecundidade, além de identificar lacunas e limitações na literatura para informar decisões políticas e pesquisas futuras.

Leia também: Intervenções para perda de peso impactam na fertilidade e no sucesso da gravidez?

Impacto da poluição do ar interior e exterior na fertilidade do casal

Métodos

Os pesquisadores realizaram uma busca eletrônica em seis bancos de dados para artigos de pesquisa originais em inglês publicados desde 1990 sobre poluição e tempo de gestação ou fecundidade e vários produtos químicos no contexto da poluição do ar, inalação e aerossolização.

Resultados

Os resultados obtidos pelos autores indicaram uma associação entre poluição do ar externo e fecundidade reduzida, incluindo poluição do ar relacionada ao tráfego e, especificamente, óxidos de nitrogênio e partículas com diâmetro ≤ 2,5 μm, bem como exposição à fumaça do cigarro e formaldeído. No entanto, as janelas de exposição diferiram muito entre os estudos, assim como o método de avaliação da exposição. Em relação aos solventes voláteis, houve pouca evidência de que a exposição estaria associada à fecundidade reduzida.

Conclusão

De acordo com o artigo publicado neste ano, a exposição a poluentes atmosféricos externos, o fumo passivo e alguns poluentes ocupacionais inalados podem reduzir a fecundidade. Contudo, estudos futuros devem usar monitores de ar interno e biomarcadores para melhorar a avaliação da exposição.

Mensagem prática

Os monitores de ar que capturam a exposição em tempo real podem fornecer informações valiosas sobre o papel da poluição do ar interno e são úteis para avaliar os efeitos agudos de curto prazo dos poluentes na fecundidade do casal.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • EvaLSiegel, Akhgar Ghassabian, Alison E Hipwell, Pam Factor-Litvak, Yeyi Zhu, Hannah G Steinthal, Carolina Focella, Lindsey Battaglia, Christina A Porucznik, Scott C Collingwood, Michele Klein-Fedyshin, Linda G Kahn, on behalf of program collaborators for Environmental influences on Child Health Outcomes, Indoor and outdoor air pollution and couple fecundability: a systematic review, Human Reproduction Update. 2023;29(1):45–70. DOI: 10.1093/humupd/dmac029.