Impacto de atividades físicas para crianças com distúrbios de neurodesenvolvimento

Revisão analisou benefícios proporcionados por atividades físicas em crianças e adolescentes diagnosticados com doenças neurológicas

Pesquisadores do Departamento de Ciência Esportiva e Educação Física da Universidade Chinesa de Hong Kong analisaram 76 estudos envolvendo 3.007 pessoas para responder se intervenções com base em atividades físicas podem melhorar a saúde mental de pacientes, crianças e adolescentes, com diagnóstico de distúrbios de neurodesenvolvimento, os resultados foram publicados no JAMA Pediatrics.

Leia também: Proposta de triagem de prematuros visa neurodesenvolvimento na primeira infância

Impacto de atividades físicas para crianças com distúrbios de neurodesenvolvimento

Metodologia

Para realizar a revisão sistemática e metanálise, Chang Liu e colaboradores selecionaram estudos clínicos randomizados e não randomizados relatando ao menos um resultado sobre a saúde mental de pacientes de 5 a 17 anos obtido através da aplicação de intervenções com base em atividade física.

Dois revisores independentes selecionaram e avaliaram os estudos e a extração de dados e análise do risco de viés foi realizada por vários revisores. Foi realizada uma metanálise multinível utilizando g de Hedges e, a fim de dar corpo aos resultados, também foram avaliados o viés de publicação, heterogeneidade, análises de sensibilidade e de moderação.

Saiba mais: Risco de cyberbullying em crianças com distúrbios do neurodesenvolvimento

Resultados

Os achados indicaram que intervenções com base em atividades físicas tiveram benefícios significativos na saúde mental dos pacientes (g, 0,67; IC 95%, 0,50-0,85), na função cognitiva (g, 0,74; IC 95%, 0,53-0,95), bem-estar psicológico (g, 0,56; IC 95%, 0,16-0,96) e na internalização e externalização de problemas (respectivamente: g, 0,72; IC 95%, 0,34-1,10 e g, 0,58; IC 95%, 0,28-0,89).

As análises de moderação não demostraram diferenças nos resultados entre diferentes tipos de distúrbios de neurodesenvolvimento.

Conclusão

Para os autores, a revisão, além de demostrar os benefícios desse tipo de intervenção, também sugere que crianças e adolescentes com diferentes tipos de distúrbios de neurodesenvolvimento podem ser alocados juntos durante a realização de atividades físicas, mas que o tipo de intervenção deve ser planejada de acordo com o campo de saúde mental que se queira melhorar.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Liu C, Liang X, Sit CHP. Physical Activity and Mental Health in Children and Adolescents With Neurodevelopmental Disorders: A Systematic Review and Meta-Analysis. JAMA Pediatr. Published online January 29, 2024. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2023.6251