Importância do diagnóstico e tratamento precoce no pé torto congênito

O objetivo deste estudo é descrever a importância do diagnóstico e tratamento precoce do pé torto congênito em recém-nascidos.

O pé torto congênito é uma doença musculoesquelética presente no nascimento, em que o pé é torcido internamente e apresenta um arco longitudinal medial alto, o que dificulta a deambulação e faz com que a criança ande na parte superior do pé. Atualmente, é uma doença congênita comum, com prevalência de um a dois em cada mil recém-nascidos, afetando ambos os pés em cerca de 50% dos casos e ocorrendo na proporção de 2:1 entre meninos e meninas. Além disso, sua etiologia é desconhecida e envolve múltiplos fatores, incluindo influências ambientais e genéticas, como o tabagismo durante a gestação e a presença do gene PITX1, demonstrados em estudos como relevantes para o impacto musculoesquelético.  

Assim, torna-se necessário o diagnóstico precoce, que pode ser realizado durante o pré-natal por meio de ultrassonografia a partir da 20ª semana de gestação. Nesse momento, ainda não é possível intervir no bebê, mas é crucial informar e aconselhar os pais sobre o tratamento e acompanhamento adequados. No entanto, o tratamento precisa ser iniciado nos primeiros meses após o nascimento para ser efetivo, devido ao fato do esqueleto ainda conter grande parte de cartilagem e tecidos moles, que podem ser remodelados.  

O tratamento de escolha atual é a técnica de Ponseti, que consiste no uso de bandagens gessadas sequenciadas por várias semanas, seguido por tenotomia e uso de órteses para correção do mau posicionamento. Dessa forma, o tratamento adequado e rápido é imprescindível, pois caso não seja realizado, pode resultar em deficiência e incapacidade permanente para o paciente.  

Saiba mais: Redução de ansiedade no pré-operatório ortopédico com uso de realidade aumentada

Importância do diagnóstico e tratamento precoce no pé torto congênito

Importância do diagnóstico e tratamento precoce no pé torto congênito

Métodos 

Trata-se de um estudo de revisão de literatura, realizado nas bases de dados da National Library of Medicine (MEDLINE) através do PubMed, utilizando os seguintes descritores: “pé torto congênito”, “diagnóstico precoce” e “tratamento”, com artigos publicados no período de 2019 a 2023.  

Resultados 

A associação entre o diagnóstico precoce e o tratamento adequado demonstra resultados significativos na redução dos impactos na deambulação.  

Leia também: Impacto de tecnologia digital no pós-operatório da artroplastia total de joelho

Conclusão e mensagem prática 

O objetivo deste estudo é descrever a importância do diagnóstico e tratamento precoce do pé torto congênito em recém-nascidos e apresentar os estudos atuais sobre as intervenções disponíveis. Eles demonstraram que intervenções precoces promovem benefícios no remodelamento do membro e, consequentemente, na melhora da movimentação e da deambulação, requerendo acompanhamento integrado e contínuo. 

Este artigo faz parte da parceria entre Portal Afya e o Congresso Mineiro de Estudantes de Medicina (CMED) 2023. O conteúdo foi revisado pela equipe médica do Portal. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo