O prazo para declarar o imposto de renda já terminou, mas as preocupações não param por aí. Infelizmente, o contribuinte ainda corre um pequeno risco de receber a tão temida notificação da Receita Federal, informando que há a pendência de algum documento específico.
Nesse caso, falamos que ele caiu na famosa “malha fina”. Se você, médico, recebeu esse tipo de notificação da Receita, é possível passar por esse processo de forma segura.
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Analise a sua declaração antes de receber uma notificação da Receita
Deseja saber se a sua declaração está em malha fina por conta própria? Bom, o processo é muito simples: basta acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) com o certificado digital e você terá acesso a todas as informações.
Assim que acessar o site, clique na opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e, em seguida, clique na aba “Processamento”. Logo após esse processo, você encontrará a opção que deseja identificada como “Pendências de Malha”.
Através desse site, será possível ver os motivos que fizeram a sua declaração entrar em malha fina. Além disso, caso o motivo seja simples de resolver (como em casos de erros de preenchimento ou isenção de informações, por exemplo), será possível fazer a retificação de sua declaração on-line, tranquilamente. Mas fique sempre atento, pois se o caso for mais complexo, provavelmente haverá necessidade de marcar um horário com a Receita Federal para tirar as suas dúvidas e explicar o seu caso.
O que deve ser feito caso a Receita cometa um erro?
Se o contribuinte receber uma notificação da Receita por engano, ele deverá juntar todas as documentações e registros oficiais que comprovem a autenticidade das informações presentes na declaração. Depois disso, ele poderá prestar esclarecimentos ao Fisco usando tudo isso como base.
Nesses casos, o auxílio de um profissional da área contábil será crucial. Principalmente se ele for especializado na área de trabalho que você atua. Ele saberá quais são os principais documentos que você irá mostrar à Receita Federal e analisará todo processo junto com você.
O que acontece se o erro não for resolvido pelo contribuinte?
Se o contribuinte receber uma notificação da Receita Federal e não resolver o problema dentro do prazo estipulado, ela entrará com uma autuação contra ele e cobrará uma multa de 75% sobre o imposto que estava sendo cobrado.
Além disso, o nome do contribuinte também vai ficar registrado no CADIN (Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais). Trata-se de um banco de dados que possui o nome de todas as pessoas que estão em dívida com os órgãos e entidades federais.
E, claro, a Receita Federal pode começar a ficar com o “pé atrás” nesses casos. Provavelmente haverá uma espécie de pente fino nas próximas declarações que o contribuinte enviar. A Receita sempre sabe quando um erro é proposital ou não!
Tenha um auxílio contábil de qualidade: esse é o principal passo para evitar de cair na malha fina: procurar um serviço de contabilidade que seja eficiente e comprometido no que faz.
A Contabileasy, que produziu este texto, trabalha visando desburocratizar e simplificar a contabilidade para médicos. Você pode saber mais sobre a agência, clicando aqui.