Imposto de Renda: médico, se caiu na malha fina, saiba o que fazer

O imposto de renda pode se tornar uma dor de cabeça para médicos. Quer saber como fazer caso tenha caído na malha fina? Saiba mais neste post.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O prazo para declarar o imposto de renda já terminou, mas as preocupações não param por aí. Infelizmente, o contribuinte ainda corre um pequeno risco de receber a tão temida notificação da Receita Federal, informando que há a pendência de algum documento específico.

Nesse caso, falamos que ele caiu na famosa “malha fina”. Se você, médico, recebeu esse tipo de notificação da Receita, é possível passar por esse processo de forma segura.

Leia também: Regime Tributário para Clínicas e Profissionais PJ: Qual é o melhor para mim?

Pesquisa revela que 97% dos estudantes de medicina apresentam síndrome do impostor

Analise a sua declaração antes de receber uma notificação da Receita

Deseja saber se a sua declaração está em malha fina por conta própria? Bom, o processo é muito simples: basta acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) com o certificado digital e você terá acesso a todas as informações.

Assim que acessar o site, clique na opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e, em seguida, clique na aba “Processamento”. Logo após esse processo, você encontrará a opção que deseja identificada como “Pendências de Malha”.

Através desse site, será possível ver os motivos que fizeram a sua declaração entrar em malha fina. Além disso, caso o motivo seja simples de resolver (como em casos de erros de preenchimento ou isenção de informações, por exemplo), será possível fazer a retificação de sua declaração on-line, tranquilamente. Mas fique sempre atento, pois se o caso for mais complexo, provavelmente haverá necessidade de marcar um horário com a Receita Federal para tirar as suas dúvidas e explicar o seu caso. 

O que deve ser feito caso a Receita cometa um erro? 

Se o contribuinte receber uma notificação da Receita por engano, ele deverá juntar todas as documentações e registros oficiais que comprovem a autenticidade das informações presentes na declaração. Depois disso, ele poderá prestar esclarecimentos ao Fisco usando tudo isso como base.

Nesses casos, o auxílio de um profissional da área contábil será crucial. Principalmente se ele for especializado na área de trabalho que você atua. Ele saberá quais são os principais documentos que você irá mostrar à Receita Federal e analisará todo processo junto com você.

O que acontece se o erro não for resolvido pelo contribuinte?

Se o contribuinte receber uma notificação da Receita Federal e não resolver o problema dentro do prazo estipulado, ela entrará com uma autuação contra ele e cobrará uma multa de 75% sobre o imposto que estava sendo cobrado.

Além disso, o nome do contribuinte também vai ficar registrado no CADIN (Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais). Trata-se de um banco de dados que possui o nome de todas as pessoas que estão em dívida com os órgãos e entidades federais.

E, claro, a Receita Federal pode começar a ficar com o “pé atrás” nesses casos. Provavelmente haverá uma espécie de pente fino nas próximas declarações que o contribuinte enviar. A Receita sempre sabe quando um erro é proposital ou não!

Tenha um auxílio contábil de qualidade: esse é o principal passo para evitar de cair na malha fina: procurar um serviço de contabilidade que seja eficiente e comprometido no que faz.  

A Contabileasy, que produziu este texto, trabalha visando desburocratizar e simplificar a contabilidade para médicos. Você pode saber mais sobre a agência, clicando aqui. 

 

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades