Índice de massa corpórea (IMC) na infância como preditor de risco cardiometabólico

Um estudo prospectivo de 30 anos avaliou a relação do índice de massa corpórea (IMC) no início da vida com o risco cardiometabólico na idade adulta.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Um estudo prospectivo de 30 anos realizado na China, publicado esse ano no The Journal of Pediatrics, avaliou a relação do índice de massa corpórea (IMC) no início da vida com o risco cardiometabólico na idade adulta.

IMC e risco cardiometabólico

Um total de 2839 participantes entre 6 e 18 anos foram seguidos ao longo de 30 anos, e tiveram seu IMC aferido três a seis vezes ao longo desse período. Os desfechos cardiometabólicos avaliados foram: hipertensão, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia, espessamento da camada média e íntima das carótidas, velocidade da onda de pulso braquial e do tornozelo (índice tornozelo-braquial), e hipertrofia de ventrículo esquerdo.

Leia também: IMC elevado pode levar ao declínio da taxa de filtração glomerular

Os participantes foram separados em três grupos de acordo com a trajetória do IMC ao longo dos anos: (1) pouco aumento, (2) aumento moderado e (3) grande aumento.

Os níveis de colesterol total, triglicérides, LDL, creatinina, ácido úrico e relação albumina/creatinina na amostra isolada de urina foram significativamente maiores no grupo do grande aumento em comparação com o do pouco aumento. Pacientes com aumento moderado e grande aumento tiveram aumento significativo da espessura da carótida e do índice tornozelo-braquial.

Resultados

Após ajustes de sexo, idade, tabagismo, alcoolismo, profissão, estado civil e escolaridade, os participantes classificados no grupo de grande aumento teve duas vezes mais risco de desenvolver hipertensão, diabetes (DM) tipo 2, dislipidemia e alteração do índice tornozelo-braquial que o grupo de pouco aumento.

IMC elevado entre seis a 18 anos foi fortemente associado à hipertrofia de ventrículo esquerdo, e essa alteração pode não ser reversível.

Participantes do grupo de grande aumento apresentaram um risco duas vezes maior de desenvolver rigidez arterial importante (deduzida pelo índice tornozelo-braquial). O risco de aumento de espessura da carótida, entretanto, não parece ter relação com ganhos mais acentuados de IMC ao longo da infância. A correlação do DM tipo 2 com a progressão do IMC parece não ser direta, o que levanta a hipótese de que o risco de desenvolver a doença pode ser reduzido com a perda de peso na idade adulta.

Mais da autora: Psicose como apresentação inicial da síndrome de Sjögren primária em adolescentes

Conclusões

Esse estudo confirmou a relação entre o padrão de aumento IMC na infância e a predição de risco cardiometabólico no adulto. Devemos citar, entretanto, algumas limitações desse estudo: restrição a uma etnia específica, ausência de dados sobre atividade física, participação de crianças a partir de seis anos somente (sem dados sobre crianças menores) e ausência de avaliação da distribuição da adiposidade (localizada ou generalizada).

Referência bibliográfica:

  • Yuan, Y., Chu, C., Zheng, W.-L., Ma, Q., Hu, J.-W., Wang, Y., … Mu, J.-J. (2020). Body Mass Index Trajectories in Early Life Is Predictive of Cardiometabolic Risk. The Journal of Pediatrics. doi:10.1016/j.jpeds.2019.12.060
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão