Leia mais:
Leia mais:
Nutrição parenteral precoce pós-operatória reduz risco de infecção nosocomial
ECCMID 2022: infecções do sistema nervoso central em pacientes imunocomprometidos
Infecção em próteses articulares: panorama clínico [podcast]
Uso de amoxicilina para o tratamento de infecções torácicas em crianças apresenta poucos efeitos
Ceratite infecciosa e lentes de contato: O que precisamos saber?

Infecções periprotéticas: diferenças entre as culturas do líquido articular e as intraoperatórias

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O diagnóstico das infecções periprotéticas envolve a rotina de realizar coleta e estudo do líquido articular a fim de se guiar passos importantes relacionados ao tratamento. A concordância entre a cultura pré-operatória do líquido sinovial e as culturas de tecidos intraoperatórias obtidas na revisão cirúrgica permanece desconhecida.

Um recente estudo foi desenvolvido com o objetivo de determinar o desempenho diagnóstico da cultura do líquido sinovial para a identificação precoce dos organismos responsáveis pelos quadros infecciosos pós-artroplastias de joelho ou quadril.

cirurgião terminando cirurgia para avaliar infecções periprotéticas

Infecções periprotéticas

Um total de 363 pacientes que preencheram os critérios para o diagnóstico de infecção estabelecidos pela “Musculoskeletal Infection Society” foram identificados a partir de um banco de dados retrospectivo de infecções articulares.

Os critérios de inclusão exigiam uma amostra de líquido sinovial intra-articular positiva no prazo de 90 dias da cultura de tecidos intraoperatória na cirurgia de revisão. A concordância foi definida como correspondência de organismo (s) em amostras aspiradas e intraoperatórias.

Leia também: Há diferença entre opioides fortes e fracos para tratamento da dor em pacientes ortopédicos?

Resultados

A concordância foi identificada em 279 (76,8%) pacientes com taxas semelhantes entre as artroplastias totais do quadril (77,2%) e as artroplastias totais do joelho (76,4%, P = 0,86). Discordância de cultura ocorreu em 84 (23,1%) pacientes; 37 (10,2%) não apresentaram crescimento da cultura intraoperatória e em 33 (90,1%) foi identificada infecção polimicrobiana.

O estudo sugere que a cultura obtida através da análise do líquido articular coletada tem sensibilidade e especificidade favoráveis ​​quando comparada à cultura de tecidos para identificar a maioria dos organismos responsáveis pelas infecções periprotéticas.

Os resultados podem orientar o tratamento cirúrgico e os antibióticos pós-operatórios, mas ainda é necessária a coleta de múltiplas culturas de tecidos para maximizar a chance de identificar infecções polimicrobianas.

Mais do autor: A qualidade da redução da sindesmose nas fraturas do tornozelo influencia no resultado funciona a curto prazo?

Referência bibliográfica:

  • Boyle KK, Kapadia M, Chiu YF, Khilnani T, Miller AO, Henry MW, Lyman S, Carli AV. The James A. Rand Young Investigator’s Award: Are Intraoperative Cultures Necessary If the Aspiration Culture Is Positive? A Concordance Study in Periprosthetic Joint Infection. J Arthroplasty. 2021 Jul
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.