Influência do sugamadex, usado em procedimentos anestésicos, na eficácia de contraceptivos

A pílula anticoncepcional é o método de contracepção mais popular. Neste artigo, conheça um estudo sobre falhas por influência de sugamadex.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal que induz o bloqueio da ovulação. Atualmente, é o método mais utilizado e mais eficaz para se evitar uma gravidez indesejada. Essas medicações são classificadas por gerações, de acordo com a quantidade e o tipo de hormônio presente na sua formulação. A quantidade de hormônio presente tem sido bastante reduzida, causando menos efeitos colaterais e mais aceitação e aderência pelas pacientes.

De forma prática, essas medicações são compostas por hormônios sintéticos e atuam inibindo a produção dos hormônios sexuais endógenos responsáveis pelo ciclo reprodutor, impedindo, de forma bastante eficaz, a ovulação e consequentemente, a fecundação. Mais de 50% das mulheres utilizam a pílula anticoncepcional como método contraceptivo.

Leia também: Qual o melhor método anticoncepcional para adolescentes?

anticoncepcional

Estudos

Estudos demonstraram que o sugamadex, uma medicação utilizada para reverter a ação de relaxantes neuromusculares como rocurônio e vecurônio durante um procedimento anestésico, pode diminuir a eficácia dos contraceptivos orais, tanto da pílula comum como da minipílula. Muitas mulheres não são devidamente informadas desse fato. 

O sugamadex atua inibindo a absorção de progesterona pelo organismo feminino e inibindo a sua ação. Portanto, uma dose utilizada no mesmo dia da dose de contraceptivo oral combinado ou somente progestogênio equivale a uma dose perdida do contraceptivo. 

De acordo com uma pesquisa realizada com mais de 150 profissionais anestesistas, da University College London Hospitals NHS Foundation Trust, 70% dos entrevistados relataram não ser comum passar essa informação às pacientes que serão submetidas à anestesia geral. Uns por desconhecerem essa interação específica da medicação e outros por esquecimento. 

A tendência atual é que as mulheres que estejam em idade fértil e que utilizem pílulas anticoncepcionais, ou outros mecanismos hormonais como método contraceptivo, sejam devidamente informadas e orientadas a como proceder em caso de uso de sugamadex durante o seu procedimento anestésico.

As que utilizam medicações orais devem seguir as orientações do fabricante de cada medicação no caso de falha de tomada. Já as que utilizam outros tipos de contraceptivos hormonias devem ser orientadas a utilizar um outro método contraceptivo não hormonal durante o período de 7 dias após o procedimento. 

Nessa pesquisa realizada no Trust, foi avaliado um grupo de 234 pacientes femininas durante seis semanas e que foram submetidas à anestesia com uso de sugamadex. Dessas pacientes, 65 estavam em idade fértil, sendo que 17 não apresentavam risco de gravidez. Porém, 48 mulheres desse grupo não receberam qualquer orientação sobre a possibilidade do risco de falha da contracepção. 

Por enquanto, o sugamadex é o único anestésico que vem demonstrando esse efeito, tanto em anticoncepcionais orais como em qualquer outro método hormonal, como implantes cutâneos, anéis vaginais ou dispositivos intrauterinos. 

A doutora Neha Passi, responsável pelo departamento de anestesiologia do Trust, acha preocupante o fato das pacientes não serem devidamente informadas dessa possibilidade. Principalmente com o uso cada vez mais rotineiro dessa medicação, que vem se tornando usual pela queda do seu preço no mercado. Vale lembrar, também, que nem todo procedimento necessita de relaxante muscular e que existem outras opções de medicações reversoras para serem utilizadas. 

Orientações quanto ao uso de anticoncepcionais e sugamadex

  1. Anticoncepcionais à base de progesterona: a interação entre 4 mg/kg de sugamadex e um anticoncepcional progestagênio pode levar a uma diminuição de até 34% na sua eficácia, semelhante à observada quando uma dose diária de um anticoncepcional oral é administrada depois de 12 horas.
  2. Anticoncepcionais à base de estrogênio: uma dose em bolus de sugamadex equivale a uma dose diária esquecida.
  3. Se o anticoncepcional oral for tomado no mesmo dia em que sugamadex for administrado, recomenda-se a consulta à bula do anticoncepcional oral com relação a doses esquecidas e medidas a serem adotadas.
  4. Anticoncepcionais hormonais não orais: recomenda-se utilizar um método anticoncepcional não hormonal adicional durante os 7 dias seguintes e verificar as advertências na bula do produto.

  

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Dr Sheena Meredith, MB BS, MPhil. Women Are Not Being Warned That Anaesthetic May Reduce Birth Pill Efficacy - Medscape News UK - 07 June 2022.   # Hawkins J, Khanna S, Argalious M. Sugammadex for Reversal of Neuromuscular Blockade: Uses and Limitations. Curr Pharm Des. 2019;25(19):2140-2148.   # Lazorwitz A, Dindinger E, Aguirre N, Sheeder J. Pre- and post-operative counseling for women on hormonal contraceptives receiving sugammadex at an academic hospital. J Anesth. 2020 Apr;34(2):294-297.