Página Principal > Emergências > Inteligência artificial no tratamento de sepse é o futuro da medicina? [Sepsis Rio 2019]
sepse

Inteligência artificial no tratamento de sepse é o futuro da medicina? [Sepsis Rio 2019]

Tempo de leitura: 2 minutos.

Na sepse, mesmo com o melhor tratamento, 1 em cada 5 pacientes não sobrevive. Recentemente, têm sido levantadas hipóteses de terapias baseadas em algoritmos de inteligência artificial (IA). Estamos prontos para esta realidade?

Algumas das aplicações da IA à sepse são: dar suporte na decisão de tratamentos, predizer desfechos, antecipar a sepse. Um dos grandes questionamentos na prática clínica seria se computadores poderiam encontrar pacientes que merecessem tratamentos diferentes ou, até mesmo, tomar decisões. Esta parte te tomada de decisões por computadores, a principio, causa estranheza, mas o palestrante trouxe o exemplo do google maps. Muitas vezes o aplicativo aponta uma diferença de apenas dois minutos no trajeto, mas optamos por seguir este caminho.

Leia maisILAS realiza evento para debater novidades sobre Sepse

O palestrante também destacou que precisamos ser cautelosos com os resultados dos estudos envolvendo IA e sua aplicação, porque a prática medica é diferente de videogames, não temos a chance de testar por erro/acerto e implementar estudos prospectivos usando IA acaba ficando complicado em nossa realidade.

Derek Angus concluiu sua palestra com a afirmação de que IA tem potencial de desenvolver ferramentas sofisticadas no cuidado do paciente, principalmente no intuito de personalizar o tratamento, e já tem demonstrado detecção precoce de sepse em estudos retrospectivos. Porém, ainda há vários obstáculos para sua implementação em pacientes vivos.

Apesar de a técnica da IA estar nos passos iniciais e ter muitos desafios pela frente, parece ser o futuro. Precisamos nos preparar para esta nova realidade, lembrando que como disse John Marshell MD em outra palestra do evento: “Pelo menos por enquanto, computadores capacitam os médicos, não os substituem.”

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • Palestra por MD, PHd Derek Angus – Palestra: Artificial Intelligence for treatment: stop treating everyone the same no Interational Sepsis Forum 2019, RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.