Leia mais:
Leia mais:
Top 10 de outubro: Proteína C reativa, guidelines para sepse e muito mais! [infográfico]
CBMI 2021: o manejo da sepse por Covid-19 é diferente?
CBMI 2021: sepse na Covid-19 – quais particularidades e cuidados?
Check-up Semanal: updates sobre câncer de ovário, manejo da asma grave e mais! [podcast]
Revisão sistemática e meta-análise avaliam os critérios para sepse em pediatria

Inteligência artificial no tratamento de sepse é o futuro da medicina? [Sepsis Rio 2019]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Na sepse, mesmo com o melhor tratamento, 1 em cada 5 pacientes não sobrevive. Recentemente, têm sido levantadas hipóteses de terapias baseadas em algoritmos de inteligência artificial (IA). Estamos prontos para esta realidade?

Algumas das aplicações da IA à sepse são: dar suporte na decisão de tratamentos, predizer desfechos, antecipar a sepse. Um dos grandes questionamentos na prática clínica seria se computadores poderiam encontrar pacientes que merecessem tratamentos diferentes ou, até mesmo, tomar decisões. Esta parte te tomada de decisões por computadores, a principio, causa estranheza, mas o palestrante trouxe o exemplo do google maps. Muitas vezes o aplicativo aponta uma diferença de apenas dois minutos no trajeto, mas optamos por seguir este caminho.

Leia maisILAS realiza evento para debater novidades sobre Sepse

O palestrante também destacou que precisamos ser cautelosos com os resultados dos estudos envolvendo IA e sua aplicação, porque a prática medica é diferente de videogames, não temos a chance de testar por erro/acerto e implementar estudos prospectivos usando IA acaba ficando complicado em nossa realidade.

Derek Angus concluiu sua palestra com a afirmação de que IA tem potencial de desenvolver ferramentas sofisticadas no cuidado do paciente, principalmente no intuito de personalizar o tratamento, e já tem demonstrado detecção precoce de sepse em estudos retrospectivos. Porém, ainda há vários obstáculos para sua implementação em pacientes vivos.

Apesar de a técnica da IA estar nos passos iniciais e ter muitos desafios pela frente, parece ser o futuro. Precisamos nos preparar para esta nova realidade, lembrando que como disse John Marshell MD em outra palestra do evento: “Pelo menos por enquanto, computadores capacitam os médicos, não os substituem.”

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • Palestra por MD, PHd Derek Angus – Palestra: Artificial Intelligence for treatment: stop treating everyone the same no Interational Sepsis Forum 2019, RJ
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.