Leia mais:
Leia mais:
Uso de drogas: início precoce acelera o desenvolvimento de transtornos?
Check-up Semanal: maconha na gestação e autismo, cetamina em pediatria e mais! [podcast]
Consumo de maconha na gestação e o risco de autismo em crianças
Uso de maconha entre adolescentes na era do vape, nos EUA
Cannabis pode estar ligada a derrames e distúrbios do ritmo cardíaco

Interrupção no uso da maconha estimula memória a partir de uma semana

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A cannabis, popularmente conhecida como maconha, é uma planta psicotrópica cujo plantio e uso são proibidos no Brasil e em diversas partes do mundo. Apesar de ser considerada um entorpecente, a planta é utilizada como terapia para diversas doenças, como o controle da dor causada pela fibromialgia. Um de seus compostos, o canabidiol, por exemplo, é amplamente usado para controlar convulsões severas de certos tipos de epilepsia. Embora tenha efeitos positivos e negativos, o uso prolongado da maconha, seja recreativo ou medicinal, pode causar danos ao organismo como ansiedade, problemas de aprendizado, psicoses e comprometimento da memória.

Uma pesquisa realizada em 2015 e 2016, e publicada em outubro na revista Journal of Clinical Psychiatry, constatou que o déficit memorial pode ser revertido a partir de uma semana na cessação do uso da maconha. O levantamento selecionou 88 participantes, na faixa etária entre 16 e 25 anos, que relataram usarem maconha pelo menos uma vez por semana.

Leia mais: Legalização da maconha nos EUA e aconselhamento de pais e adolescentes

Os participantes foram designados em dois grupos, o primeiro grupo (n = 62) manteve abstinência por quatro semanas e o segundo (n = 26) continuou a rotina de uso. Os abstinentes receberam exames para verificação dos níveis de concentração do 11-nor-9-carboxi-delta-9-tetrahidrocanabinol na urina. A atenção e a memória foram verificadas na base e semanalmente até o fim do estudo e analisadas com base no Teste Neurológico Automatizado de Cambridge.

Resultados

Os efeitos no aprimoramento da memória verbal não se diferenciaram nos dois grupos até a primeira semana, depois deste prazo houve uma melhora mais acentuada no grupo que ficou abstinente (P = 0,002). No geral, o grupo que manteve abstinência teve melhores resultados cognitivos em relação ao grupo que continuou a usar maconha normalmente. No entanto, não houve diferença no estímulo da atenção dos indivíduos dos dois grupos.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • SCHUSTER, Randi Melissa et al. One Month of Cannabis Abstinence in Adolescents and Young Adults Is Associated With Improved Memory. J Clin Psychiatry 2018;79(6):17m1197710.4088/JCP.17m11977

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar