ISICEM 2023: Hidrocortisona reduz mortalidade na PAC (CAPE COD Trial)

Um estudo apresentado no ISICEM 2023 avaliou a eficácia da hidrocortisona em pacientes com pneumonia grave adquirida na comunidade.

No primeiro dia do ISICEM foram apresentados os resultados do CAPE COD Trial (Hydrocortisone in Severe Community-Acquired Pneumonia), com publicação simultânea no New England Journal of Medicine. O trial avaliou a eficácia da hidrocortisona em pacientes com pneumonia grave adquirida na comunidade.

Trata-se de ensaio clínico multicêntrico, duplo-cego, randomizado e controlado de fase 3. Foram incluídos adultos que foram admitidos em UTI por pneumonia grave adquirida na comunidade. A gravidade da pneumonia foi definida pela presença de pelo menos um dos quatro critérios: início de ventilação mecânica (invasiva ou não invasiva) com nível de PEEP de pelo menos 5 cmH2O; início da administração de oxigênio por meio de uma cânula nasal de alto fluxo com PaO2:FiO2 inferior a 300 e FiO2 de 50% ou mais; ou um escore ≥ 130 no Pneumonia Severity Index (PSI). 

Os pacientes foram randomizados para dois grupos: hidrocortisona intravenosa (200 mg diários por 4 ou 8 dias, conforme determinado pela melhora clínica, seguido de redução gradual por um total de 8 ou 14 dias) ou placebo. Todos os pacientes receberam tratamento padrão, incluindo antibióticos e cuidados de suporte. O desfecho primário foi mortalidade em 28 dias.

A gravidade da pneumonia foi definida pela presença de pelo menos um dos quatro critérios: início de ventilação mecânica (invasiva ou não invasiva) com nível de pressão positiva ao final da expiração de pelo menos 5 cm de água; início da administração de oxigênio por meio de uma cânula nasal de alto fluxo com uma relação entre a pressão parcial arterial de oxigênio e a fração inspirada de oxigênio (PaO2:FiO2) inferior a 300 e FiO2 de 50% ou mais.

transplante de pulmao

Como a hidrocortisona foi utilizada no estudo?

Após a randomização, a hidrocortisona foi iniciada em dose completa (200 mg/dia diluídos em 48 mL de solução salina, em infusão contínua) por quatro a sete dias.

No D4, caso o paciente estivesse em rápida melhora, conforme critérios abaixo, o esquema iniciaria o desmame nos próximos 4 dias, com redução gradual até o D8.

  • O paciente está sob respiração espontânea;
  • P/F > 200, conforme calculado com tabelas de equivalência
  • SOFA D4 inferior ou igual a SOFA D1
  • Alta probabilidade de ser liberado da UTI (incluindo leitos de cuidados intermediários) antes do D14, de acordo com o julgamento clínico.

Todos os outros pacientes que não atingiram tais critérios no D4, receberam tratamento em dose completa do D1 ao D7 e, em seguida, a hidrocortisona foi  reduzida gradualmente do D8 ao D14.

Veja abaixo a tabela que mostra os dois tipos de esquema – tratamento full x tratamento mais curto nos pacientes que melhoraram rapidamente:

Resultados

Foram analisados 795 pacientes. Até o dia 28, ocorreram 25 mortes em 400 pacientes (6,2%; intervalo de confiança [IC] de 95%, 3,9 a 8,6) no grupo de hidrocortisona e 47 de 395 pacientes (11,9%; IC 95%, 8,7 a 15,1) no grupo placebo (diferença absoluta, -5,6 %; IC 95%, -9,6 a -1,7; P = 0,006).

O tratamento precoce com hidrocortisona reduziu a mortalidade em 28 dias entre os pacientes que foram admitidos na UTI com pneumonia grave adquirida na comunidade. Além disso, reduziu a necessidade de início de vasopressores e VM invasiva. 

Vale ressaltar que o trial foi interrompido na segunda análise interina dado o nível de significância já alcançado, não sendo ético continuar a inclusão de pacientes no grupo placebo. 

A hidrocortisona não foi associada a um aumento nas infecções hospitalares ou sangramento gastrointestinal. 

Conclusões

  • No cenário de evidências favoráveis ao corticoide na Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (DEXA ARDS) e Pneumonia Viral (RECOVERY), a evidência atual faz todo sentido no uso da terapia na pneumonia grave adquirida na comunidade;
  • O perfil do paciente analisado no estudo tinha SOFA médio de 4 pontos e proteína C reativa > 15 mg/dL, logo, perfil populacional inflamado e com maior gravidade;
  • O estudo muda minha prática na PAC grave! No entanto, temos que ter cuidado com as hiperglicemias induzidas no início do uso da terapia, atenção ao esquema de redução da dose e no perfil do paciente que você está lidando!

Confira todas as novidades do ISICEM 2023!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Pierre-François Dequin, M.D., et al. Hydrocortisone in Severe Community-Acquired Pneumonia. The New England Journal of Medicine. March 21, 2023. doi: 10.1056/NEJMoa2215145