Home / Cardiologia / IV Congresso Brasileiro de Casos Clínicos: cardiologistas debatem casos reais nos próximos dias em Campinas
cardiologia

IV Congresso Brasileiro de Casos Clínicos: cardiologistas debatem casos reais nos próximos dias em Campinas

Cardiologia, Eventos
Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Para continuar lendo, faça seu login ou inscreva-se gratuitamente.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Tempo de leitura: 2 minutos.

Cerca de 370 profissionais da saúde irão discutir as possibilidades e as limitações de aplicação das diretrizes médicas vigentes na cardiologia nos dias 18 e 19 de outubro, no Royal Palm Plaza, em Campinas. A programação do IV Congresso Brasileiro de Casos Clínicos é baseada na prática diária, com casos reais, representando o alcance e as barreiras do conhecimento científico atual.

“O principal diferencial é discutir os temas mais relevantes na cardiologia, com a medicina de consultório e dúvidas baseadas em evidências encontradas no próprio atendimento. É um público selecionado para debate e, além disso, teremos a presença de médicos residentes e pós-graduandos, que estarão no suporte sobre dúvidas de ensaio clínico e diretrizes, em tempo real”, conta a diretora científica da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), a cardiologista Maria Cristina de Oliveira Izar.

O evento é organizado pela Socesp, com o debate de temas que passam por dislipidemias, fibrilação atrial, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cardioncologia, cardiopatia congênita no adulto e síndrome coronariana aguda.

LEIA TAMBÉM: Diferenças em hipertensão arterial entre 3 diretrizes: SBC, AHA e ESC

Os temas serão apresentados por renomados especialistas e discutidos por dois debatedores, com a participação da plateia toda. Segundo os realizadores, é um formato inovador, que vem trazendo bastante interesse nos últimos anos.

Aprendendo na prática

Os participantes terão dois grandes desafios: uma sessão de ausculta cardíaca, em que poderão tirar dúvidas em casos de difícil diagnóstico, e uma de eletrocardiograma, para que possam interagir e testar os seus conhecimentos nesse exame.

Para o presidente da Socesp, José Francisco Kerr Saraiva, discutir casos reais contribui para uma atuação multidisciplinar na redução de mortes cardiovasculares, enriquecendo ainda mais o portfólio dos médicos.

Segundo dados do DataSUS, em média, ocorrem no Brasil 360 mil óbitos anuais causados por problemas no sistema cardiovascular. Somente o infarto agudo do miocárdio tira a vida de mais de 90 mil brasileiros anualmente.

Casos reais

Alguns casos reais que serão discutidos são: adolescente com dislipidemia; idoso com fibrilação atrial aguda; jovem com hipertensão arterial sistêmica; entre outros.

O público-alvo do evento é formado por médicos cardiologistas, residentes em cardiologia, estudantes e outros profissionais da área da saúde, mas que tenham atuação ligada à cardiologia, como nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos, entre outros. “É interessante porque todos podem trazer dúvidas e aprender com grandes especialistas brasileiros. O congresso é multidisciplinar”, diz Maria Cristina de Oliveira Izar.

Essa é uma excelente oportunidade para que os cardiologistas possam adquirir mais conhecimentos em sua área de atuação, além de fazer bons contatos profissionais, o famoso networking.

“Cardiologista ou qualquer profissional da saúde que tenha embasamento sólido, atualizado, no manejo de pacientes que passam pelos consultórios, todos esses profissionais devem se atualizar para ter chance de se destacar no mercado brasileiro e, ao seguir se reciclando e buscando maior conhecimento, pode se tornar também uma referência internacional”, ressalta a diretora científica da entidade.  

Confira a programação completa.

As inscrições online estão encerradas, contudo, quem comparecer ao local amanhã ou sábado poderá fazer a inscrição normalmente, pagando o mesmo valor cobrado via inscrição online. Confira os valores aqui.  

Autora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.