Laceração anal durante o parto: quem tem maior risco?

Um estudo realizado nos Estados Unidos teve como objetivo verificar a incidência de laceração anal devido ao parto num grupo pré-selecionado de 22.741 mulheres.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Um estudo realizado nos Estados Unidos teve como objetivo verificar a incidência de laceração anal devido ao parto num grupo pré-selecionado de 22.741 mulheres, que deram a luz na Califórnia (EUA) durante os anos de 2013 e 2014, sem uso de fórceps durante o parto e que foram acompanhadas nos seis meses seguintes. Foram consideradas lacerações de 3º e 4º graus.

As mulheres foram separadas de acordo com etnia, índice de massa corporal, multiparidade e duração do segundo momento do parto.

De acordo com etnia, as asiáticas formam o grupo com maior chance de laceração com 9,3% sofrendo essa complicação. Em segundo lugar, vêm as caucasianas com 4,2%. Quanto à paridade, a laceração é quatro vezes mais comum em nulíparas do que em multíparas. Mulheres com IMC < 25% também estariam mais expostas.

Quais comportamentos melhoram a assistência no parto?

Quando é comparado o tempo de duração do segundo momento do parto, ocorre um aumento progressivo do risco de laceração conforme o parto é mais duradouro. Não necessariamente porque é a duração do parto que causa a lesão, mas porque um parto difícil é duradouro e tem poder maior de lesionar (mesma causa para duas consequências). Outro componente observado foi o uso do extrator à vácuo, que também aumenta a chance de laceração, mas esse parece ser mais uma consequência cuja causa é o parto difícil.

Para neonatos maiores que 3,500 kg, a diferença é mais sutil do que em outras variáveis, embora o risco seja maior. A episiotomia também não reduziu as chances de laceração.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

Referências:

  • Risk Factors for the Development of Obstetric Anal Sphincter Injuries in Modern Obstetric Practice – The American College of Obstetricians and Gynecologists, 2018

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.