Mega Vacinação: Ministério da Saúde amplia terceira dose da vacina contra Covid-19 para todos os adultos

Ministério da Saúde amplia terceira dose da vacina contra Covid-19 para toda a população adulta cinco meses após a segunda dose.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O Ministério da Saúde lançou a campanha Mega Vacinação, que visa incentivar toda a população acima de 18 anos a completarem seus ciclos vacinais. Mais de 21 milhões de pessoas precisam voltar aos postos para tomar a segunda dose.

Com o slogan “Proteção pela metade não é proteção”, de 20 a 26 de novembro, todos os postos de vacinação do país estarão preparados para intensificar a imunização dos brasileiros.

“Já temos uma das campanhas de vacinação contra a Covid-19 mais importantes do mundo, tendo ultrapassado os Estados Unidos em relação ao percentual da população imunizada, mas temos que avançar ainda mais para que não aconteça o que está ocorrendo em alguns países da Europa, onde observamos um aumento do número de casos”, alertou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Mobilização Nacional

No próximo sábado (20/11), a campanha terá uma mobilização nacional para reforçar a importância do ciclo vacinal completo mesmo após o prazo recomendado pelos fabricantes das vacinas. Além disso, a mobilização nacional chama a atenção para quem ainda não tomou a dose de reforço.

Leia também: O que é preciso saber sobre as vacinas contra a Covid-19 em crianças?

De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, São Paulo, com 4,1 milhões de pessoas; e Minas Gerais, com mais de 2,2 milhões, são os estados que mais possuem indivíduos nessa situação. Entre os ausentes, 2,9 milhões têm entre 30 e 34 anos, faixa etária com o maior percentual de brasileiros que não voltaram ao posto de vacinação.

Ampliação da terceira dose

Outro aspecto importante da campanha é o anúncio da ampliação da dose de reforço para toda a população adulta. No total, 158 milhões de pessoas maiores de 18 anos fazem parte do público-alvo.

O intervalo para aplicação da dose de reforço também mudou, tendo sido reduzido de seis para cinco meses após a conclusão do ciclo vacinal. A recomendação vale para todos os imunizantes utilizados na campanha.

Essa orientação é baseada em pesquisas científicas que apontam uma queda na resposta imune, principalmente a partir do quinto mês após a segunda dose.

Atualmente, mais de 100 milhões de brasileiros estão aptos para tomar a dose de reforço, pois já completaram a imunização há cinco meses ou mais. A previsão do Ministério da Saúde é que 12,5 milhões de indivíduos tomem a dose de reforço em novembro e 2,9 milhões em dezembro.

Anteriormente, essa dose era recomendada apenas para os profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos. Desse público, cerca de 11 milhões de brasileiros já tomaram o reforço.

Vacina da Janssen

Outra atualização é que o Ministério da Saúde mudou a recomendação quanto à vacina da Janssen, anteriormente com dose única. A partir de agora, uma segunda dose será aplicada com intervalo de oito semanas após a primeira.

Após concluir o ciclo vacinal, uma dose de reforço será aplicada respeitando o prazo de cinco meses recomendado pela pasta.

Essa orientação segue uma tendência mundial. Nos Estados Unidos, por exemplo, a imunização da Janssen também já vem sendo reforçada.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Quer segurança na hora da decisão clínica? A Med Friday do Whitebook é a oportunidade de você dar um grande passo em sua carreira! Assine com desconto o aplicativo médico que tem todas as respostas que você precisa, a um toque de distância!

Referência bibliográfica:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão