Melhores desfechos da cirurgia para osteomielite crônica de membros inferiores

Revisão buscou mapear as evidências existentes na reconstrução dos membros e amputação para o gerenciamento osteomielite crônica do membro inferior.

A osteomielite crônica é caracterizada por uma infecção óssea de duração maior que 6 semanas que pode acabar durando anos com sintomas indolentes como dor, febre baixa, eritema e fistulização. O tratamento pode ser realizado com antibioticoterapia venosa por longos períodos e casos que se apresentam com áreas de sequestro ósseo ou material de síntese colonizado necessitam tratamento cirúrgico.

Leia também: Qual é o impacto da cimentação na mortalidade após artroplastia total de quadril?

O tratamento cirúrgico proposto pode ser reconstrução ou amputação do membro, levando a uma variedade de resultados e desfechos pós-operatórios. Falando especificamente dos desfechos após osteomielite do membro inferior, são escassos os estudos na literatura que abordam o tema. Foi publicado no último mês na revista Bone and Joint Open uma revisão com o objetivo de mapear as evidências existentes na reconstrução dos membros e amputação para o gerenciamento osteomielite crônica do membro inferior.

Melhores desfechos da cirurgia para osteomielite crônica de membros inferiores

Métodos

Foram pesquisadas nas bases de dados MEDLINE, PubMed, EMBASE, CINAHL, PsycINFO, Cochrane Library, Open Grey e Web of Science Conference Proceedings Index. Os critérios de inclusão foram estudos de pacientes adultos a partir de 16 anos tratados da osteomielite crônica cirurgicamente publicados entre janeiro de 2011 e outubro de 2020.

Foram incluídos 3.303 registros, dos quais 99 estudos foram analisados. A maioria dos estudos foram séries de casos (77/99; 78%) e avaliaram um método de reconstrução (68/99; 69%). Foram relatados 511 resultados, agrupados em 58 resultados distintos.

Resultados

No geral, 143/511 de todos os resultados (28%) foram fornecidos com um claro texto de definição, e 231 Resultados (45%) tiveram detalhes relatados sobre como e quando foram medidos. O resultado mais comumente relatado nos estudos foi a “recorrência da osteomielite” (62; 12%) e o mais relatado pelo paciente foi “dor”.

Conclusão

O estudo destacou inconsistências significativas na definição, relato e medidas de resultados entre estudos que investigam o manejo cirúrgico para osteomielite crônica do membro inferior em adultos. A melhor avaliação desses desfechos seria importante para casos graves em que a indicação de amputação precoce poderia melhorar a qualidade de vida do paciente e permitir um retorno às atividades do dia a dia em vez de insistir em antibioticoterapia e tentativas de reconstrução frustradas.

Saiba mais: Quais os resultados de reparos de tendões extensores baseados na zona de lesão?

Mensagem prática

Pelo visto através desse estudo, a prática atual é baseada na experiência individual do ortopedista acerca do tema, sendo necessários estudos para gerar evidência científica.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Camilleri-Brennan J, James S, McDaid C, Adamson J, Jones K, O'Carroll G, Akhter Z, Eltayeb M, Sharma H. A scoping review of the outcome reporting following surgery for chronic osteomyelitis of the lower limb. Bone Jt Open. 2023 Mar 7;4(3):146–57. DOI: 10.1302/2633-1462.43.BJO-2022-0109.R1.  

Especialidades