Leia mais:
Leia mais:
PEBMED e HA: O uso da inteligência artificial no diagnóstico de Alzheimer [podcast]
FDA altera indicação de tratamento para Alzheimer nos Estados Unidos
Pesquisas sobre demência conseguiram avançar em 2020?
Combinação de atividades saudáveis reduz risco de demência de Alzheimer; veja quais
Período pós-menopausa pode estar relacionado a maior risco de Alzheimer?

Metilfenidato pode melhorar a apatia na doença de Alzheimer

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em novo artigo publicado no American Journal of Psychiatry, pesquisadores testaram a eficácia do uso de metilfenidato no tratamento da apatia, um problema comportamental comum na doença de Alzheimer.

Para isso, foi realizado um estudo controlado por placebo (metilfenidato versus placebo) de 12 semanas, prospectivo, duplo-cego, randomizado, em veteranos de uma comunidade americana (n = 60) com doença de Alzheimer no estágio inicial.

Todos os participantes eram do sexo masculino, com idade média de 77 anos, e não apresentavam psicose ativa, demência frontotemporal ou depressão grave, embora 58% apresentassem sintomas depressivos. Cerca de 85% apresentaram hipertensão arterial e 47% doença arterial coronariana. A polifarmácia foi comum (inibidores da colinesterase 63%, antidepressivos 55% e memantina 30%).

Veja também: ‘Monoterapia com donepezila VS. combinação com memantina: qual é mais eficaz para Alzheimer?’

O desfecho primário de apatia e secundários de cognição, estado funcional e depressão foram mensurados no baseline e na 4ª, 8ª e 12ª semana.

Os resultados mostraram que o grupo que recebeu metilfenidato teve melhora significativamente maior na apatia do que o grupo que recebeu placebo na 4ª, 8ª e 12ª semana. Na 12ª semana, a melhora na cognição, estado funcional, depressão foi maior no grupo metilfenidato em comparação com o grupo placebo.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o metilfenidato pode melhorar a apatia em indivíduos com doença de Alzheimer no estágio inicial. Além disso, a substância também melhora a cognição, o estado funcional e a depressão.

Fique ligado: ‘Exercício físico e Alzheimer: faça a sua parte!’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Padala PR et al. Methylphenidate for apathy in community-dwelling older veterans with mild Alzheimer’s disease: A double-blind, randomized, placebo-controlled trial. Am J Psychiatry 2017 Sep 15; [e-pub]. http://dx.doi.org/10.1176/appi.ajp.2017.17030316
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar