Ministério da Saúde amplia grupo prioritário de vacinas contra meningite e HPV

O Ministério da Saúde ampliou o público de vacinação contra meningite e HPV. Adolescentes do sexo masculino devem tomar a vacina. Saiba mais!

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde aumentou o grupo prioritário da campanha contra HPV. A vacinação inclui, a partir de setembro e de forma permanente, meninos de 9 a 14 anos.  

O novo público-alvo agora se refere a todas as crianças e adolescentes desta faixa etária, independentemente do sexo. 

Leia também: Sancionada lei que reduz idade e dispensa aval do cônjuge para realização de laqueadura e vasectomia

Um estudo publicado na revista britânica Lancet em novembro do ano passado demonstrou que a vacina contra HPV reduz em 87% as taxas de câncer de colo de útero em adolescentes. Segundo a pesquisa, cerca de 90% dos casos da doença são desencadeados por uma infecção causada por HPV. 

Este mês, o Ministério da Saúde também distribuiu a vacina meningocócica ACWY (Conjugada). Os estados precisam disponibilizá-la a adolescentes de 11 a 14 anos, faixa ampliada temporariamente pelo ministério

A indicação da pasta é aplicar uma dose ou o reforço, de acordo com a situação vacinal do(a) adolescente.  

As crianças menores de um ano de idade são as de maior risco quando o assunto é meningite, mas adolescentes e jovens adultos são os maiores responsáveis pela disseminação da doença. Além disso, são os que têm maior resposta imune à doença e proteção prolongada quando vacinados. 

A meningite de etiologia bacteriana é considerada a mais grave, e pode ser transmitida em comunidade ou em ambiente hospitalar como complicação de procedimentos neurocirúrgicos.

Quer saber mais sobre os tipos, o diagnóstico e o tratamento empírico da meningite? Acesse o conteúdo “Dia Mundial de Combate à Meningite: diagnóstico e tratamento empírico“.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Ministério da Saúde amplia público de vacinas contra meningite e HPV. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/09/10/ministerio-da-saude-amplia-publico-de-vacinas-contra-meningite-e-hpv.ghtml
  • https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/informe-pni-svs-ampliacao-hpv-temporaria-acwy-220908.pdf
  • Vacinação contra o HPV reduz taxas de câncer de colo de útero em até 87%, aponta estudo. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/viva-voce/noticia/2021/11/03/vacinacao-contra-o-hpv-reduz-taxas-de-cancer-de-colo-de-utero-em-ate-87percent-aponta-estudo.ghtml