Leia mais:
Leia mais:
Reserva ovariana após a vacinação contra Covid-19 com vacina mRNA; existe alguma queda?
Teste neuropsicológico confirmam déficits cognitivos pós-Covid-19
Miopia: como o médico generalista pode ajudar? [podcast]
Síndrome Pós-Covid: novo conteúdo no Whitebook
Gravidez e Covid-19: quais os riscos? [podcast]

Ministério da Saúde promove curso online de reabilitação de pacientes com condições pós-Covid até 2 de maio

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Ministério da Saúde está promovendo o curso online de reabilitação do paciente com condições pós-Covid com acesso gratuito até 2 de maio de 2022. Os interessados devem acessar o site e fazer a inscrição.   

A carga horária é de 45 horas e a qualificação, produzida pela Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência/DAET/SAS, foi estruturada a partir da observação de sequelas em pacientes que se recuperaram da Covid-19. 

pós-Covid

Confira as temáticas abordadas

Unidade 1: Reabilitação neurofuncional do paciente com condições pós-Covid; 

Unidade 2: Reabilitação cardiorrespiratória do mesmo paciente com condições pós-Covid; 

Unidade 3: Reabilitação das funções mentais, cognitivas e psicológicas após quadro de Covid-19. 

O curso visa explicar as consequências e impactos do novo coronavírus, além de reconhecer estratégias de reabilitação e orientações quanto às necessidades de intervenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que se infectaram pela enfermidade. 

Para obter o certificado, é necessário alcançar média igual ou superior a 70% nas atividades, assim como concluir o questionário de avaliação, responder à situação de aprendizagem e passar por todos os recursos educacionais. 

As atividades formativas estão distribuídas ao longo dos recursos educacionais e não geram notas, mas auxiliam na verificação da aprendizagem. Já as atividades somativas contabilizam a nota final.

Leia também: OMS desenvolveu uma definição de caso clínico para a condição clínica pós-Covid-19

Serão disponibilizados

  • A resolução de uma situação de aprendizagem, que será disponibilizada no início e ao final do curso, sob a forma de pré e pós-teste;
  • Atividades formativas disponíveis em três recursos educacionais do curso;
  • Um recurso interativo em formato de game que permitirá ao aluno conhecer o fluxograma de acompanhamento e atendimento no processo de reabilitação do paciente com condições pós-Covid na Atenção Primária em Saúde do SUS. Ao final será apresentada ao usuário a pontuação alcançada em cada etapa do recurso e o retorno pedagógico para conhecimento das especificidades abordadas em cada caso clínico; 

Atividades somativas, constituídas de um questionário com dez itens de múltipla escolha, valendo dez pontos cada questão. 

Vale destacar que a plataforma de aprendizagem online disponibilizará três tentativas para resposta de cada atividade somativa, uma tentativa para a situação de aprendizagem e até duas tentativas para as atividades formativas. 

Covid longa 

Conhecida popularmente como Covid longa, a condição pós-covid-19 ganhou status de doença e definição oficial pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em outubro de 2021. 

Geralmente, a enfermidade surge três meses após o início da Covid-19, com sintomas que duram, no mínimo, dois meses, e que não podem ser explicados por um diagnóstico alternativo. 

Já o National Institute for Health and Care Excellence, do Reino Unido, possui uma classificação diferente, considerando Covid longa a persistência de sintomas por quatro a 12 semanas e síndrome pós-covid a manutenção de sintomas por mais de 12 semanas na ausência de um diagnóstico alternativo. 

Após a recuperação da fase aguda da doença, uma em cada cinco pessoas manterão sintomas por cinco semanas ou mais, independente da gravidade da infecção aguda; uma em cada dez pessoas podem, ainda, apresentar sintomas por até 12 semanas ou mais.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Autora:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.