Ministério da Saúde recomenda dose de reforço da vacina da Janssen

O Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica ontem, 25, recomendando uma dose de reforço para a vacina contra a Covid-19 da Janssen.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica (nº61/2021) ontem, 25, recomendando uma dose de reforço para a vacina contra a Covid-19 da Janssen (Ad26.COV2.S). O diferencial do imunizante é o fato de conferir uma boa imunidade com apenas uma dose, mas diante de uma situação de pandemia onde diversos países enfrentam uma nova onda, a recomendação é que seja feita uma segunda aplicação de dois a seis meses após a primeira.

Segundo a nota, um estudo realizado nos Estados Unidos apontou que os níveis de anticorpos aumentaram de quatro a seis vezes mais, quando um reforço foi aplicado dois meses depois, do que o observado após a dose única.

Leia também: Vacinação contra Covid-19 e terceira dose: onde estamos?

dose de reforço da vacina da janssen

Foto: Miva Filho/SES-PE | Fotos públicas

Dose de reforço da Janssen

O estudo ENSEMBLE 2 de Fase 3 mostrou que o reforço homólogo do imunizante administrado 56 dias após a primeira forneceu: 100% proteção (CI, 33%-100%) contra covid-19 grave/crítico; 75% de proteção contra covid-19 sintomático (moderado a grave) globalmente (IC, 55% -87%) e 94% de proteção contra covid-19 sintomático (moderado a grave / crítico) nos EUA (CI, 58% -100%) após 14 dias.

Os dados apontados na nota ainda demonstraram que quando um reforço da vacina da Janssen foi dado seis meses após a injeção única, os níveis de anticorpos aumentaram nove vezes em uma semana e continuaram a subir para 12 vezes em quatro semanas após o reforço.

A nota também destaca que o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos já recomenda uma segunda dose para o imunizante, com pelo menos dois meses de distância da primeira.

Posicionamento da Anvisa

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou por unanimidade, no último dia 24, dose de reforço de todos os imunizantes para a população acima de 18 anos. A reunião aconteceu após o Ministério da Saúde expandir a terceira dose para todos os adultos.

Em suas recomendações, a agência considerou que o regime deve ser homólogo para as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen, ou seja, um reforço com o mesmo imunizante. O regime heterólogo deve ser priorizado para aqueles que foram imunizados com a Coronavac, sendo preferível uma dose de reforço com vacina de mRNA.

A Anvisa declarou que já recebeu o pedido da Janssen para inclusão da dose de reforço na bula, mas o mesmo ainda está sendo avaliado.

A vacina da Janssen

A Ad26.COV2.S é um uma vacina recombinante de vetor viral, utilizando adenovírus humano não replicante que expressa a proteína S do SARS-CoV2. Sua aprovação no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvia) se deu de forma emergencial, no dia 1º de abril, e a primeira dose foi aplicada em junho.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão