Leia mais:
Leia mais:
Síndrome pós-COVID-19: quais os desafios nos cuidados nutricionais?
CDC aprova o uso da vacina Moderna contra covid-19 para crianças de 6 a 17 anos
Alterações no padrão de sono após infecção por covid-19
Qual o papel da anticoagulação na covid-19?
Papel das comorbidades na infecção grave por covid-19

Ministério da Saúde recomenda dose de reforço da vacina da Janssen

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica (nº61/2021) ontem, 25, recomendando uma dose de reforço para a vacina contra a Covid-19 da Janssen (Ad26.COV2.S). O diferencial do imunizante é o fato de conferir uma boa imunidade com apenas uma dose, mas diante de uma situação de pandemia onde diversos países enfrentam uma nova onda, a recomendação é que seja feita uma segunda aplicação de dois a seis meses após a primeira.

Segundo a nota, um estudo realizado nos Estados Unidos apontou que os níveis de anticorpos aumentaram de quatro a seis vezes mais, quando um reforço foi aplicado dois meses depois, do que o observado após a dose única.

Leia também: Vacinação contra Covid-19 e terceira dose: onde estamos?

dose de reforço da vacina da janssen

Foto: Miva Filho/SES-PE | Fotos públicas

Dose de reforço da Janssen

O estudo ENSEMBLE 2 de Fase 3 mostrou que o reforço homólogo do imunizante administrado 56 dias após a primeira forneceu: 100% proteção (CI, 33%-100%) contra covid-19 grave/crítico; 75% de proteção contra covid-19 sintomático (moderado a grave) globalmente (IC, 55% -87%) e 94% de proteção contra covid-19 sintomático (moderado a grave / crítico) nos EUA (CI, 58% -100%) após 14 dias.

Os dados apontados na nota ainda demonstraram que quando um reforço da vacina da Janssen foi dado seis meses após a injeção única, os níveis de anticorpos aumentaram nove vezes em uma semana e continuaram a subir para 12 vezes em quatro semanas após o reforço.

A nota também destaca que o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos já recomenda uma segunda dose para o imunizante, com pelo menos dois meses de distância da primeira.

Posicionamento da Anvisa

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou por unanimidade, no último dia 24, dose de reforço de todos os imunizantes para a população acima de 18 anos. A reunião aconteceu após o Ministério da Saúde expandir a terceira dose para todos os adultos.

Em suas recomendações, a agência considerou que o regime deve ser homólogo para as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen, ou seja, um reforço com o mesmo imunizante. O regime heterólogo deve ser priorizado para aqueles que foram imunizados com a Coronavac, sendo preferível uma dose de reforço com vacina de mRNA.

A Anvisa declarou que já recebeu o pedido da Janssen para inclusão da dose de reforço na bula, mas o mesmo ainda está sendo avaliado.

A vacina da Janssen

A Ad26.COV2.S é um uma vacina recombinante de vetor viral, utilizando adenovírus humano não replicante que expressa a proteína S do SARS-CoV2. Sua aprovação no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvia) se deu de forma emergencial, no dia 1º de abril, e a primeira dose foi aplicada em junho.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.