Ministério da Saúde reduz isolamento para sete dias em casos leves de Covid-19

O Ministério da Saúde anunciou a redução do isolamento de dez para sete dias para pessoas com casos leves e moderados de Covid-19. 

Nesta segunda-feira, 10, o Ministério da Saúde anunciou a redução da quarentena de dez para sete dias para pessoas com casos leves e moderados de Covid-19. 

De acordo com o anúncio, caso o paciente não apresente sintomas respiratórios ou febre e não ter feito o uso de medicamentos há 24 horas no quinto dia de isolamento, ele poderá realizar outro teste de Covid-19 (RT-PCR ou teste rápido de antígeno). Caso o resultado seja negativo, o isolamento poderá ser encerrado. Já com o resultado positivo, a quarentena deve continuar até o décimo dia. 

isolamento

Isolamento em casos sintomáticos 

Caso o paciente chegue ao sétimo dia ainda com sintomas, é obrigatória a realização da testagem. Com o resultado do teste negativo, o paciente deve aguardar 24 horas sem sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, para sair da quarentena.  

Com o diagnóstico positivo, a quarentena deverá ser mantida por pelo menos 10 dias contados a partir do primeiro dia de sintomas, sendo liberado do isolamento desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, por pelo menos 24 horas.

Leia também: Pfizer pretende iniciar nos EUA, nos próximos meses, vacinação contra a Covid-19 em crianças menores de 5 anos

Pacientes em isolamento de dez dias  

Os pacientes que não fizeram teste até o décimo dia de isolamento, mas estiverem sem sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, por pelo menos 24 horas, poderão ser liberados do isolamento.  

O Ministério da Saúde reforça que o entendimento de isolamento é a separação de indivíduos infectados dos não infectados durante o período de transmissibilidade da Covid-19. Nesse momento que é possível transmitir o vírus em condições de infectar outras pessoas. 

Veja mais: Covid-19: RJ orienta redução de tempo de isolamento

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED  

 Referência bibliográfica: 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades