Leia mais:
Leia mais:
Covid-19: OPAS/OMS alerta sobre o uso racional de testes de diagnóstico
Covid-19: o que esperar para o futuro?
Qual o tempo ideal para uma cirurgia eletiva após a infecção pela Covid-19?
CDC atualiza recomendações sobre isolamento e quarentena na Covid-19. O que dizem os estudos?
Quiz: Por que a Covid-19 pode causar queda de cabelo?

Ministério da Saúde reduz isolamento para sete dias em casos leves de Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nesta segunda-feira, 10, o Ministério da Saúde anunciou a redução da quarentena de dez para sete dias para pessoas com casos leves e moderados de Covid-19. 

De acordo com o anúncio, caso o paciente não apresente sintomas respiratórios ou febre e não ter feito o uso de medicamentos há 24 horas no quinto dia de isolamento, ele poderá realizar outro teste de Covid-19 (RT-PCR ou teste rápido de antígeno). Caso o resultado seja negativo, o isolamento poderá ser encerrado. Já com o resultado positivo, a quarentena deve continuar até o décimo dia. 

isolamento

Isolamento em casos sintomáticos 

Caso o paciente chegue ao sétimo dia ainda com sintomas, é obrigatória a realização da testagem. Com o resultado do teste negativo, o paciente deve aguardar 24 horas sem sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, para sair da quarentena.  

Com o diagnóstico positivo, a quarentena deverá ser mantida por pelo menos 10 dias contados a partir do primeiro dia de sintomas, sendo liberado do isolamento desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, por pelo menos 24 horas.

Leia também: Pfizer pretende iniciar nos EUA, nos próximos meses, vacinação contra a Covid-19 em crianças menores de 5 anos

Pacientes em isolamento de dez dias  

Os pacientes que não fizeram teste até o décimo dia de isolamento, mas estiverem sem sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, por pelo menos 24 horas, poderão ser liberados do isolamento.  

O Ministério da Saúde reforça que o entendimento de isolamento é a separação de indivíduos infectados dos não infectados durante o período de transmissibilidade da Covid-19. Nesse momento que é possível transmitir o vírus em condições de infectar outras pessoas. 

Veja mais: Covid-19: RJ orienta redução de tempo de isolamento

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED  

 Referência bibliográfica: 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.