Leia mais:
Leia mais:
Alterações no padrão de sono após infecção por covid-19
Qual o papel da anticoagulação na covid-19?
Papel das comorbidades na infecção grave por covid-19
Covid-19: Novo autoteste pode ser realizado em crianças a partir de três anos de idade
Nos EUA, gastos com testes laboratoriais “não covid-19” apresentaram uma queda significativa em 2020 

Pfizer pretende iniciar nos EUA, nos próximos meses, vacinação contra a Covid-19 em crianças menores de 5 anos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No início de dezembro de 2021, a vice-presidente da empresa Pfizer, Kathrin U. Jansen, relatou um maior grau de proteção em indivíduos maiores de 16 anos que fizeram três doses da vacina. Além disso, declarou que a empresa também está estudando a terceira dose para crianças mais velhas.

Após esse comunicado, a Associação Americana de Pediatria (AAP) lançou uma publicação para informar as novidades sobre esse assunto.

De acordo com a nota da AAP, as vacinas Pfizer-BioNTech Covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos podem estar disponíveis já nos próximos meses nos Estados Unidos, e já com três doses.

Leia também: Dose de reforço da Pfizer e mortalidade por Covid-19

Pfizer pretende iniciar nos EUA, nos próximos meses, vacinação contra a Covid-19 em crianças menores de 5 anos

Para crianças menores de 5 anos:

Após várias análises, a Pfizer e a BioNTech optaram pela dose de 3 microgramas (µg) para crianças menores de 5 anos, uma dose mais baixa do que as doses de 10 µg usadas para crianças de 5 a 11 anos e de 30 µg usadas para maiores que 12 anos.

Na mesma conferência, Dra. Kathrin Jansen disse que uma análise de imunogenicidade descobriu que, após duas doses, a não inferioridade foi encontrada para aqueles com idades entre 6 meses e 2 anos, mas não para aqueles com idades entre 2 e 4 anos quando comparados a um grupo de 16 a 25 anos. Após esses resultados, a Pfizer decidiu por iniciar um estudo com uma terceira dose de 3 µg administrada pelo menos dois meses após a segunda dose.

Se obtiver sucesso, a Pfizer planeja pedir à Food and Drug Administration (FDA), ainda no segundo trimestre de 2022, a autorização para uso emergencial para crianças menores de 5 anos.

Para adolescentes:

A Pfizer relata o interesse em uma série de três doses para todas as idades. Para isso, iniciou-se um estudo em cerca de 600 adolescentes com idades entre 12-17 anos que receberão a terceira dose, com 10 µg e 30 µg para este grupo. Cerca de 51% dos adolescentes nessa faixa etária estão totalmente vacinados, de acordo com uma declaração do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Para crianças de 5 a 11 anos:

Para essa faixa etária, a empresa também se manifestou informando que está estudando uma terceira dose de 10 µg em crianças de 5 a 11 anos. Este grupo tornou-se elegível para a vacinação no início de novembro de 2021.

No dia 16 de dezembro de 2021, após a administração de mais de 7 milhões de doses nessa faixa etária, o CDC divulgou novos dados sobre a segurança da vacina Pfizer-BioNTech.

A maioria das reações relatadas ao sistema de monitoramento foram leves a moderadas. Desses, menos de 1% dos destinatários procuraram atendimento médico.

Saiba mais: Anvisa autoriza vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Desde então, foram notificados 3.233 eventos adversos, sendo 97% dos quais não foram graves.

Duas mortes do sexo feminino foram relatadas, ambas com comorbidades medicas anteriores. Ambos os casos ainda estão em análise. Além desses óbitos, houve oito casos relatados de miocardite nessa faixa etária.

Essa publicação da AAP finaliza ressaltando a eficácia da vacina e necessidade de vacinação na população pediátrica.

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.