Pfizer pretende iniciar nos EUA, nos próximos meses, vacinação contra a Covid-19 em crianças menores de 5 anos

As vacinas Pfizer-BioNTech para crianças de 6 meses a 4 anos podem estar disponíveis nos próximos meses nos EUA, e já com três doses.

No início de dezembro de 2021, a vice-presidente da empresa Pfizer, Kathrin U. Jansen, relatou um maior grau de proteção em indivíduos maiores de 16 anos que fizeram três doses da vacina. Além disso, declarou que a empresa também está estudando a terceira dose para crianças mais velhas.

Após esse comunicado, a Associação Americana de Pediatria (AAP) lançou uma publicação para informar as novidades sobre esse assunto.

De acordo com a nota da AAP, as vacinas Pfizer-BioNTech Covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos podem estar disponíveis já nos próximos meses nos Estados Unidos, e já com três doses.

Leia também: Dose de reforço da Pfizer e mortalidade por Covid-19

Pfizer pretende iniciar nos EUA, nos próximos meses, vacinação contra a Covid-19 em crianças menores de 5 anos

Para crianças menores de 5 anos:

Após várias análises, a Pfizer e a BioNTech optaram pela dose de 3 microgramas (µg) para crianças menores de 5 anos, uma dose mais baixa do que as doses de 10 µg usadas para crianças de 5 a 11 anos e de 30 µg usadas para maiores que 12 anos.

Na mesma conferência, Dra. Kathrin Jansen disse que uma análise de imunogenicidade descobriu que, após duas doses, a não inferioridade foi encontrada para aqueles com idades entre 6 meses e 2 anos, mas não para aqueles com idades entre 2 e 4 anos quando comparados a um grupo de 16 a 25 anos. Após esses resultados, a Pfizer decidiu por iniciar um estudo com uma terceira dose de 3 µg administrada pelo menos dois meses após a segunda dose.

Se obtiver sucesso, a Pfizer planeja pedir à Food and Drug Administration (FDA), ainda no segundo trimestre de 2022, a autorização para uso emergencial para crianças menores de 5 anos.

Para adolescentes:

A Pfizer relata o interesse em uma série de três doses para todas as idades. Para isso, iniciou-se um estudo em cerca de 600 adolescentes com idades entre 12-17 anos que receberão a terceira dose, com 10 µg e 30 µg para este grupo. Cerca de 51% dos adolescentes nessa faixa etária estão totalmente vacinados, de acordo com uma declaração do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Para crianças de 5 a 11 anos:

Para essa faixa etária, a empresa também se manifestou informando que está estudando uma terceira dose de 10 µg em crianças de 5 a 11 anos. Este grupo tornou-se elegível para a vacinação no início de novembro de 2021.

No dia 16 de dezembro de 2021, após a administração de mais de 7 milhões de doses nessa faixa etária, o CDC divulgou novos dados sobre a segurança da vacina Pfizer-BioNTech.

A maioria das reações relatadas ao sistema de monitoramento foram leves a moderadas. Desses, menos de 1% dos destinatários procuraram atendimento médico.

Saiba mais: Anvisa autoriza vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Desde então, foram notificados 3.233 eventos adversos, sendo 97% dos quais não foram graves.

Duas mortes do sexo feminino foram relatadas, ambas com comorbidades medicas anteriores. Ambos os casos ainda estão em análise. Além desses óbitos, houve oito casos relatados de miocardite nessa faixa etária.

Essa publicação da AAP finaliza ressaltando a eficácia da vacina e necessidade de vacinação na população pediátrica.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.