Ministério define critérios de distanciamento social durante pandemia do coronavírus

O Boletim Epidemiológico Especial sobre Coronavírus traz as orientações para a adoção de ações diferenciadas relacionadas ao distanciamento social.

O Boletim Epidemiológico Especial sobre Coronavírus, publicado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, dia 6, traz as orientações para a adoção de ações diferenciadas relacionadas ao distanciamento social por estados e municípios, a partir de distintos cenários.

Neste boletim, foram considerados os critérios epidemiológicos, a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), leitos e profissionais de saúde, visando sempre o retorno gradual às atividades laborais com segurança, evitando uma explosão de casos de Covid-19 sem que o sistema de saúde local tenha tempo de absorver a grande demanda.

Distanciamento Social Ampliado

Atualmente, a medida utilizada pela maioria das regiões do país é o Distanciamento Social Ampliado (DAS), quando todos os setores da sociedade precisam permanecer em suas residências enquanto durar a decretação da medida pelos gestores locais.

Esse método deve ser utilizado em lugares onde o número de casos confirmados tenha impactado mais que 50% da capacidade instalada do sistema de saúde local.

Essa medida deve continuar até que o suprimento de equipamentos e as equipes de saúde estejam disponíveis em quantitativo suficiente para promover seguramente a transição para a estratégia de Distanciamento Social Seletivo (DSS).

Distanciamento Social Seletivo

Já nos locais onde os casos confirmados não tenham impactado a capacidade do sistema de saúde em mais de 50%, o Ministério da Saúde indica a transição para o Distanciamento Social Seletivo.

Nestes casos, apenas alguns grupos permanecem isolados, com atenção aos de maior risco de agravamento da Covid-19, como pessoas acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas ou condições de risco, como obesidade e gestação. Pessoas abaixo de 60 anos podem circular livremente, se estiverem assintomáticos.

“As medidas devem ser proporcionais à realidade apresentada em cada município região e capital. Discutimos melhor com os estados e municípios de maneira em que não se tomasse medidas idênticas para situações completamente diferentes”, pontuou João Gabbardo, secretário-executivo do Ministério da Saúde, que complementou que foram criados parâmetros de circulação de vírus e de utilização de leitos que possam possibilitar que o gestor tome essas medidas de quarentena com mais segurança.

Até o momento, somente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas e Distrito Federal apresentam situação próxima entre a ocorrência de epidemia localizada para evolução a proporções maiores.

O país, de uma forma geral, se encontra na fase de epidemias localizadas. A duração e a gravidade de cada fase da pandemia poderão variar dependendo da resposta local de saúde pública.

Leia também: Devo suspender os IECA e os BRA em pacientes com Covid-19?

Dados atualizados de Covid-19

Mundialmente, até o dia 6 de abril de 2020, foram confirmados 1.210.956 casos de Covid-19 e 67.594 óbitos, com taxa de letalidade de 5,6%.

Já no Brasil, até a mesma data, foram confirmados 12.056 casos de Covid-19 e 553 óbitos, com taxa de letalidade de 4,6%.

Dentre os 553 óbitos confirmados até o momento, 440 já possuem investigação concluída. Destes, 255 (58,0%) foram do sexo masculino. Com relação à idade, 356 (81%) dos casos que evoluíram para óbito tinham idade igual ou superior a 60 anos.

Dentre o total de óbitos investigados, 78% apresentavam, no mínimo, um fator de risco. A cardiopatia foi a principal comorbidade associada e esteve presente em 237 dos óbitos, seguida de diabetes (em 169 óbitos); pneumonia (57) e doença neurológica (39). Em todos os grupos de risco, a maioria dos indivíduos possuía 60 anos ou mais, exceto para obesidade, puérpera e síndrome de Down.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.